Rui Rio. "Mantenho a confiança em Elina Fraga"

por RTP
Nuno Fox - Lusa

O novo presidente do PSD desvaloriza a polémica que envolve a ex-bastonária da Ordem dos Advogados, alvo de inquérito por parte do Ministério Público. Rui Rio diz estar "habituado a ambientes de tensão" e antecipa que vão aparecer "mais histórias" sobre a sua liderança. Sobre Hugo Soares, Rio explica que não foi chamado à Comissão Política por se tratar de um líder parlamentar "demissionário".

Em resposta aos jornalistas a partir da sede nacional do PSD no final da reunião da Comissão Política, o novo presidente do partido garantiu que nada se altera após a abertura de inquérito pelo MP que atinge uma das suas vice-presidentes.

“Eu mantenho a confiança na doutora Elina Fraga. Já tem a notícia, já tem o título”, afirmou Rui Rio perante os repórteres.

O líder partidário convidou os jornalistas a fazerem todas as perguntas à ex-bastonária da Ordem dos Advogados. ““Façam as perguntas todas. (…) Façam mais perguntas do que aquelas que eu próprio lhe fiz”, exortou.

Rui Rio sublinhou ainda que o inquérito que atinge Elina Fraga se trata de uma auditoria e não de uma investigação. Considera que “a palavra investigar se banalizou na comunicação social”.

O recém-empossado presidente do PSD aproveitou a oportunidade para lembrar que este não é o primeiro membro da sua equipa a ser notícia.

“Isto começou com um outro vice-presidente, antes de ele o ser, que foi o engenheiro Salvador Malheiro. Iniciamos agora com a doutora Elina Fraga. Vamos lá ver se não vai ficar por aqui, eu acho que ainda vai haver mais histórias”, afirmou.

Rui Rio reforçou que está “habituado” a “ambientes de tensão”, dando o exemplo do período em que foi presidente da Câmara do Porto. “Eu estou habituado a isto. É assim que eu funciono bem”, disse.

Ainda sobre as mais recentes polémicas em torno do PSD, o novo líder desvaloriza: "Há-de andar assim até esgotar, acalmou e depois segue a normalidade. É assim que tem sido comigo ao longo dos anos”.
Hugo Soares "está demissionário"
Na mesma conferência de imprensa realizada esta terça-feira, Rui Rio explicou que o ainda líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, não foi convocado para a reunião da Comissão Política Nacional por estar "demissionário" e "em gestão".

"O dr. Hugo Soares está demissionário, está em gestão. A Comissão Política Nacional (CPN) não está a tratar de assuntos de gestão corrente, está a tratar de assuntos estratégicos", justificou Rui Rio, quando questionado sobre a estranheza manifestada pelo líder parlamentar por não ser sido convocado para esta reunião.



No final da primeira reunião da Comissão Política Nacional - eleita no domingo no 37.º Congresso do partido - Rui Rio foi questionado pelos jornalistas como respondia à acusação de desrespeito de Hugo Soares e se não considerava que tinham sido violados os estatutos do partido.

"Já respondi, não vou alimentar esta polémica", disse Rio.

Uma hora antes do início da reunião que se realizou esta terça-feira, o líder cessante da bancada do PSD defendeu que seria "um desrespeito institucional grave para com o grupo parlamentar", se não fosse convocado para uma reunião da Comissão Política do partido na qual tem lugar por inerência.

"A acontecer, creio que não será verdade, mas a acontecer, creio que se trata de um desrespeito institucional grave para com o grupo parlamentar, mas creio que não deve haver nenhuma reunião porque eu não fui convocado", afirmava então Hugo Soares.

Segundo indicam os estatutos do partido, além do presidente, dos vice-presidentes, do secretário-geral e dos vogais têm também assento na Comissão Política e o presidente do grupo parlamentar.

Os estatutos prevêem igualmente a presença dos presidentes das Comissões Políticas Regionais dos Açores e da Madeira ou um representante de cada uma delas, o presidente e outro dirigente nacional da Juventude Social-Democrata, o secretário-geral dos Trabalhadores Sociais-Democratas e o presidente dos Autarcas Sociais-Democratas.

Hugo Soares, que anunciou a sua demissão ainda antes do congresso deste fim de semana, mantém-se como líder da bancada parlamentar até à próxima quinta-feira, data em que se realizam as eleições para escolher um novo líder parlamentar. O único candidato é o deputado Fernando Negrão.

De recordar que a Comissão Política Nacional do PSD - eleita no domingo com 64,7% dos votos - integra como vice-presidentes David Justino, Elina Fraga, Isabel Meirelles, Manuel Castro Almeida, Nuno Morais Sarmento e Salvador Malheiro.

Como vogais foram eleitos André Coelho Lima, António Carvalho Martins, António Topa, António Maló de Abreu, Cláudia André, João Cunha e Silva, Manuel Pinto Teixeira, Maria da Graça Carvalho, Ofélia Ramos e Rui Rocha.

Também com assento da Comissão Política Nacional, Feliciano Barreiras Duarte foi eleito o novo secretário-geral dos sociais-democratas.

c/ Lusa
pub