Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Rui Rio reúne-se com Marcelo com Elina Fraga na sombra

por Antena 1

Fotografia: Mário Cruz - Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa recebe esta segunda-feira o novo presidente do PSD, um dia depois de Rui Rio ter sido consagrado no 37º congresso do partido e no qual prometeu uma "cooperação institucional séria e leal" ao Presidente da República.

A audiência de Rui Rio no Palácio de Belém tinha sido agendada após o resultado das eleições diretas de 13 de janeiro no PSD, que ditaram a vitória do antigo autarca do Porto face a Pedro Santana Lopes.

Na sua intervenção no final do congresso do PSD, no domingo, Rui Rio defendeu também debates alargados no país sobre descentralização e a reforma do sistema da Segurança Social, embora sem apontar propostas concretas.

Propôs, ainda, o fortalecimento da classe média como "o principal foco de ação" de um partido social-democrata, a par do combate à pobreza.

O antigo dirigente do PSD, Marques Mendes, contesta a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do partido.

No habitual espaço de comentário, ontem à noite, na SIC Notícias, o antigo do líder social democrata classificou a escolha de Rui Rio como uma cedência ao populismo.

Um erro de Rui Rio, num congresso que, na opinião de Marques Mendes, correu globalmente bem ao novo líder social-democrata.



Elina Fraga, antiga bastonária da Ordem dos Advogados foi assobiada pelos congressistas. A ex-ministra da justiça Paula Teixeira da Cruz classificou mesmo a nomeação de Elina Fraga como uma "traição" de Rui Rio ao PSD.

A escolha da nova direção acabou por marcar o congresso deste fim de semana.
pub