Turquia diz que vai deixar entrar refugiados sírios na Europa

por Antena 1

Foto: Murad Sezer - Reuters

O Governo turco diz-se preocupado com a escalada de migração Síria junto às fronteiras turcas devido à guerra. Com o agravar da situação e o crescente dos bombardeamentos na Síria, Tayyip Erdogan avisa que não vai ser possível conter a entrada de pessoas.

Isto porque está iminente a chegada à fronteira turca milhares de pessoas em fuga da região de Idlib, onde existem cerca de um milhão de sírios deslocados.

Os refugiados vão ter passagem livre para a Europa, já que a polícia turca, a guarda costeira e os oficiais de segurança nas fronteiras tiveram ordens para não controlar os refugiados.

Já prevendo um agravamento da situação, a Grécia vai reforçar o patrulhamento no Mar Egeu, junto à fronteira com a Turquia.

Uma decisão que acontece, depois do bombardeamento aéreo de ontem à noite, no noroeste da Síria, que provocou a morte de mais de 30 soldados turcos.

Na leitura do comentador de Assuntos Internacionais da Antena 1, Filipe Vasconcelos Romão, esta é uma manobra de Ancara para colocar pressão sobre a União Europeia, após esta recente derrota militar.
pub