Vasco Cordeiro anuncia "primeiro impulso" para processo de descentralização nos Açores

| Política

O presidente do Governo dos Açores e líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje um "primeiro impulso" para um processo de descentralização de competências na região "em benefício dos açorianos e das açorianas".

"O reforço da colaboração e a criação de sinergias" com autarquias e juntas "vai resultar em benefício das açorianas e dos açorianos", afirmou Vasco Cordeiro, falando na sessão de encerramento do XVII congresso do PS/Açores, que hoje termina na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

O governante e líder dos socialistas açorianos indicou a manutenção da rede viária regional, "incluindo caminhos agrícolas", a "gestão e operacionalização" de medidas de ação social e escolar e matérias referentes ao ambiente como áreas possíveis de ser incorporadas num processo de "descentralização de competências" do Governo Regional para os municípios e freguesias.

Tópicos:

Cordeiro,

A informação mais vista

+ Em Foco

Francisco Veloso, reitor da Imperial College Business School, traça os cenários possíveis após a rejeição do acordo.

O presidente da Câmara dos Comuns é, digamos assim, o equivalente ao presidente da Assembleia da República em Portugal.

Neste Manual do Brexit, explicamos em 12 pontos o que está em causa e os cenários que se colocam.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.