Vasco Cordeiro anuncia "primeiro impulso" para processo de descentralização nos Açores

| Política

O presidente do Governo dos Açores e líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje um "primeiro impulso" para um processo de descentralização de competências na região "em benefício dos açorianos e das açorianas".

"O reforço da colaboração e a criação de sinergias" com autarquias e juntas "vai resultar em benefício das açorianas e dos açorianos", afirmou Vasco Cordeiro, falando na sessão de encerramento do XVII congresso do PS/Açores, que hoje termina na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

O governante e líder dos socialistas açorianos indicou a manutenção da rede viária regional, "incluindo caminhos agrícolas", a "gestão e operacionalização" de medidas de ação social e escolar e matérias referentes ao ambiente como áreas possíveis de ser incorporadas num processo de "descentralização de competências" do Governo Regional para os municípios e freguesias.

Tópicos:

Cordeiro,

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        Os novos desenvolvimentos no diferendo comercial entre os Estados Unidos e a China vieram lançar ainda mais dúvidas sobre os próximos passos que os dois lados poderão adotar.