Visita da ministra da Justiça adiada a pedido de Luanda

por RTP
DR

Um lacónico comunicado do Gabinete da ministra da Justiça refere que a visita de Francisca van Dunem a Angola foi adiada "a pedido das autoridades angolanas". A visita deverá ser reagendada.

A visita estava confirmada, desde 10 de fevereiro, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e foi cancelada no próprio dia em que era suposto a ministra partir para a capital angolana para uma visita de três dias.

O insólito pedido ocorre uma semana depois de o Ministério Público português ter acusado, entre outros, o vice-Presidente de Angola (e ex-presidente da Sonangol) Manuel Vicente, no âmbito da "Operação Fizz", relacionada com corrupção e branqueamento de capitais.

Contudo, até ao momento, nenhum responsável angolano comentou esta acusação. Quanto ao pedido de adiamento da visita da ministra portuguesa, não é conhecido qualquer motivo que o Governo angolano tenha invocado para justificá-lo.

Francisca Van Dunem, escolhida em novembro de 2015 por António Costa para ministra da Justiça, foi procuradora-geral distrital de Lisboa durante oito anos e fez toda a carreira profissional como magistrada no Ministério Público.

Nasceu em Luanda a 05 de novembro de 1955, no seio de famílias conhecidas de Angola - Vieira Dias, pelo lado materno e Van Dunem pelo paterno.

Francisca Van Dunem chegou a Portugal com 18 anos, para estudar direito, mas a revolução do 25 de Abril de 1974 apanhou-a no segundo ano do curso, tendo regressado temporariamente a Angola.

A ministra portuguesa é irmã de José Van Dunem, do setor ortodoxo e de obediência soviética do MPLA, e cunhada da militante comunista Sita Valles, ambos mortos na sequência do golpe de maio de 1977 em Angola.

(c/ Lusa)
pub