Visita de João Lourenço visa consolidar "estreito relacionamento"

por Lusa

Lisboa, 15 nov (Lusa) - A consolidação do "já estreito relacionamento" entre Portugal e Angola é um dos objetivos da visita do Presidente angolano a Lisboa e ao Porto, pretendendo também "ilustrar a grande proximidade" dos dois países", lê-se numa nota de Belém.

"O programa, que terá uma forte componente político-diplomática e também económica, pretende dar continuidade ao importante trabalho desenvolvido durante a visita de sua excelência o primeiro-ministro a Luanda, em setembro, de forma a consolidar o já estreito relacionamento entre os dois países nas mais diversas áreas", é referido numa nota da Presidência da República portuguesa.

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, irá realizar uma visita de Estado a Portugal a convite do chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, entre os dias 22 e 24 deste mês.

Ainda segundo a nota da Presidência da República, o programa da primeira visita de Estado de João Lourenço a Portugal pretende também "ilustrar a grande proximidade existente entre os povos dos dois países, alicerçada na riqueza do passado e, sobretudo, em importantes projetos de futuro".

No primeiro dia da visita, durante a manhã, o chefe de Estado angolano irá ser recebido por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém.

À tarde, João Lourenço fará uma intervenção na sessão solene plenária da Assembleia da República e será recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, terminando o dia com um jantar oficial oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa.

No dia seguinte, o programa irá iniciar-se no Porto, onde João Lourenço participará no seminário económico Portugal-Angola.

Depois, o Presidente de Angola terá um encontro com o primeiro-ministro, António Costa, e será recebido pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

No último dia, João Lourenço deverá visitar a Base Naval e o Arsenal do Alfeite, em Almada, distrito de Setúbal.

A Casa Civil do Presidente da República de Angola também divulgou hoje um comunicado a confirmar oficialmente a data da visita de João Lourenço a Portugal.

A comitiva presidencial irá integrar uma delegação ministerial e de membros do gabinete de João Loureço.

 

VAM (JSD)// ZO

Tópicos
pub