Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Wolfgang Schäuble elogia Mário Centeno: "o Ronaldo do Ecofin"

por RTP
Francois Lenoir - Reuters

O ministro alemão das finanças elogia Mário Centeno e chama-lhe o "Ronaldo do Ecofin". O elogio é citado esta manhã na newsletter informativa do Politico. O site compara mesmo o sucesso português a uma vitória na Eurovisão.

A newsletter do Politico sublinha que há um ano era tudo muito diferente, uma vez que Portugal estava à beira de sanções económicas da União Europeia e o sucesso do governo estava longe de assegurado. Num dos destaques da newsletter, o Politico apresenta mesmo Portugal como o novo exemplo a apresentar para promover reformas.

“Há doze meses tudo era muito diferente. Portugal estava à beira das sanções económicas da União Europeia e o sucesso de um governo fruto de uma coligação à esquerda estava longe de estar assegurado”, começa por referir o jornalista Ryan Heath.

“Agora, Portugal já não viola as regras orçamentais e espera entregar antecipadamente 10 mil milhões de euros ao FMI”, nota o jornalista. Ryan Heath revela depois que o Politico ouviu “o ministro alemão das Finanças Wolfgang Schaüble na terça-feira chamar Mário Centeno de “Ronaldo do Ecofin”.

A newsletter do Politico cita uma fonte portuguesa não identificada para comparar este progresso “a uma vitória na Eurovisão” da política.
pub