Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Portugal na I Grande Guerra

por Sofia Leite, António Louçã, Sara Piteira

A 9 de Março de 2016 completam-se 100 anos sobre a entrada de Portugal na Primeira Guerra Mundial. A partir de agora, no site da RTP, estarão disponíveis os mais significativos materiais de arquivo da RTP sobre o tema. Todas as semanas até à data do centenário, será publicada na totalidade uma das entrevistas feitas no âmbito do documentário de 2008 "Portugueses nas trincheiras".

Em 2008, a RTP meteu ombros a um projecto de fôlego: o documentário "Portugueses nas trincheiras", da autoria de Sofia Leite e António Louçã, que foi procurar em França e em Portugal o rasto dos soldados que combateram na Flandres. Alguns ficaram em França, aí constituíram família e fizeram a sua vida profissional. Outros caíram prisioneiros do Exército alemão e andaram de campo em campo de prisioneiros, numa vida aventurosa que merece ser recordada.

Muitas destas, são histórias de abandono: soldados que nunca tinham visto o mar e que foram enviados de barco para uma terra distante mas, na hora do armistício e do regresso, não tinham barco disponível que os trouxesse.

Para além das testemunhas, foram recolhidos para o documentário de 2008 depoimentos de historiadores, que ajudam a compreender como as motivações da entrada de Portugal na guerra tinham que ver com conveniências políticas e interesses materiais, nomeadamente nas colónias.

As entrevistas, de que surgem no documentário excertos editados, foram transcritas na íntegra e, nessa versão completa, permaneceram inéditas até hoje. A integralidade dos depoimentos apresenta motivos de interesse que justificam a sua publicação agora, no âmbito desta comemoração do centenário da Guerra em que participa a RTP.

Além deste conjunto de entrevistas que vão constituir a parte actualizada todas as semanas do dossier, o arquivo da RTP tem vídeos de grande importância, como, apenas a título de exemplo, o filme rodado pelo submarino alemão que afundou o navio "Augusto Castilho", a escassas três semanas do final da Guerra. Tem igualmente entrevistas com antigos tripulantes do navio, como só pode tê-las uma televisão com meio século de existência, que ainda foi contemporânea desses sobreviventes do episódio ocorrido na batalha do Atlântico, no caminho entre a Madeira e os Açores.
pub