O calendário das presidenciais na América

por Jornalista: Carlos Santos Neves - RTP / Grafismo: Sara Piteira - RTP |
Janeiro - outubro

A Administração Nacional de Arquivos e Registos (NARA, na sigla em inglês) prepara as cartas e materiais com instruções a remeter aos governadores dos 50 Estados norte-americanos e ao mayor do Distrito de Columbia.

8 de novembro

Os americanos recenseados votam para a eleição do Presidente e do vice-presidente. Ao fazê-lo, escolhem, na prática, as listas de “eleitores” do Colégio Eleitoral.

Novembro - 15 de dezembro

Os governadores dos Estados fazem chegar à NARA os certificados de acreditação dos “eleitores” do Colégio Eleitoral, findo o apuramento de resultados.

9 de dezembro

Os Estados terão de fechar eventuais processos de contestação à nomeação de “eleitores” até seis dias antes das sessões estaduais do Colégio Eleitoral, que têm lugar a 15 de dezembro.

15 de dezembro

Os “eleitores do Colégio Eleitoral reúnem-se nos respetivos Estados para designar o Presidente e o vice-presidente. As escolhas ficam registadas em seis “certificados de voto”.

Os membros do Colégio Eleitoral assinam, selam e certificam três conjuntos de “votos eleitorais”: o primeiro tem por destinatário o presidente do Senado e os demais são remetidos à NARA.

24 de dezembro

É até esta data que o envio dos votos do Colégio terá de ficar concluído.

Dezembro - 3 de janeiro

A NARA faze chegar ao Congresso as cópias dos certificados de acreditação dos membros do Colégio Eleitoral.

6 de janeiro

O Congresso norte-americano reúne-se em sessão conjunta para contabilizar os votos do Colégio Eleitoral. Se um senador e um membro da Câmara dos Representantes apresentarem, em conjunto, uma objeção, as duas câmaras do Capitólio reúnem-se em separado para apreciar essa moção.

Meio-dia de 20 de janeiro

O Presidente eleito presta juramento em Washington.