Álvaro Beleza aponta Congresso como momento para construção da unidade do PS

por Lusa

Lisboa, 28 set (Lusa) - O dirigente socialista Álvaro Beleza defendeu hoje que o próximo congresso nacional do PS será um momento de construção da unidade no partido, salientando ter "a certeza" que essa é a vontade dos militantes.

Álvaro Beleza, membro do Secretariado Nacional do PS, fez estas declarações após António José Seguro ter anunciado a sua demissão do cargo de secretário-geral em consequência do triunfo do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, nas eleições primárias socialistas.

"Queremos que a escolha e eleição do próximo secretário-geral decorra de forma digna, respeitadora e construtiva. Será um momento na construção da unidade do partido e tenho a certeza de que a vontade da maioria dos socialistas é essa", declarou o membro da direção do PS, que apoiou a candidatura de António José Seguro.

Álvaro Beleza referiu-se depois à forma como decorreu a experiência das eleições primárias (abertas a simpatizantes) no PS, um modelo que defende desde o início da década de 90.

"Esta noite assistimos a um facto que irá marcar a democracia portuguesa e o relacionamento dos cidadãos com quem os representa. Estas eleições primárias, que eu desejava e idealizei há muito, foram a maior expressão de vontade de participação popular espontânea a que assistimos desde há muito tempo. É um sucesso da democracia participativa", sustentou.

O dirigente do PS deixou ainda alguns recados sobre a forma como espera que decorra o processo de transição de poder no PSA.

"Foi escolhido o próximo candidato de todos os socialistas a primeiro ministro de Portugal, António Costa. Os militantes serão novamente chamados a participar em breve, num congresso. O PS é um organismo democrático e plural", acentuou.

pub