Ott Tanak é o vencedor do Rali de Portugal

por RTP
Ott Tanak sucede a Thierry Neuville no palmarés de vencedores do rali de Portugsl Facebook

O piloto Ott Tanak, ao volante de Toyota Gazoo Racing WRT, é o vencedor da edição do Rali de Portugal2019.

O estónio, de 31 anos, bateu toda a concorrência e conquistou o primeiro lugar da prova portuguesa, a sétima de 14 corridas do Mundial.

Ott Tanak foi o mais forte no conjunto das 20 provas especiais de classificação do rali português.

Em relação às corridas que integram o campeonato deste ano, este é o terceiro triunfo do piloto da Estónia que já tinha ganho na Suécia e no Chile.

O piloto da Estónia já participou em 98 ralis e até ao início desta edição do Rali de Portugal tinha oito vitórias. Tanak tem como copiloto Martin Jarveoja.

O irlandês Kris Meeke (Toyota Yaris) perdeu o segundo lugar esta manhã, quando fez um pião em Montim 2, que lhe custou 17 segundos, caindo para a terceira posição, antes de desistir na última especial, depois de outro pião.

O francês Sébastien Ogier (Citroën C3), que chegou à sétima prova da temporada como líder do Mundial, optou por uma toada mais calma ao longo de toda a manhã, de forma a evitar abrir a pista na próxima prova, na Sardenha, mas o terceiro lugar de Tanak na `power stage` deixou-os separados por apenas dois pontos.

O campeão do mundo terminou em terceiro, a 57,1 segundos de Tanak, mantendo o comando do campeonato, com 142 pontos, contra os 140 do piloto da Toyota.

Desde que em 2015 a prova regressou ao norte do país, este é o quinto vencedor diferente, depois do finlandês Jari-Matti Latvala (2015), Kris Meeke (2016), Sébastien Ogier (2017) e Thierry Neuville (2018) terem vencido as edições anteriores.

c/Lusa
pub