Neuville vence especial de abertura no Rali do México

por Mário Aleixo - RTP
O piloto belga andou mais rápido do que a concorrência na abertura do rali do México AP

O piloto belga Thierry Neuville (Hyundai i20) assumiu-se como o primeiro líder do Rali do México, terceira prova do Campeonato do Mundo, ao vencer a especial de abertura da prova, disputada nas ruas da cidade de Guanajuato.

Neuville foi o mais rápido a percorrer os 2,53 quilómetros da curta tirada nas ruas estreitas de Guanajuato, iniciando da melhor forma a defesa da liderança do Mundial, que assumiu ao vencer a prova anterior, realizada na Suécia.

O piloto belga impôs-se com o tempo de 2.06,7 minutos, batendo por 1,9 segundos o estoniano Ott Tänak (Toyota Yaris) e por dois segundos o francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta), segundo e terceiro mais velozes.

"É fantástico começar desta forma, mas vai ser uma prova muito difícil", observou Neuville, a quem caberá abrir esta sexta-feira a segunda etapa do rali mexicano, nas estradas de terra da região de Léon.

Ogier, pentacampeão do mundo, procura no México recuperar o comando do campeonato, conquistado com o triunfo no Rali de Monte Carlo, primeira das 13 provas do Mundial, e perdido na Suécia para Neuville.

De regresso ao Campeonato do Mundo de ralis, o francês Sébastien Loeb (Citroën C3) não foi além do 10º melhor registo, a 4,7 segundos do líder, mas beneficiará esta sexta-feira do facto de ter vários pilotos a abrirem a estrada à sua frente.

A segunda etapa do Rali do México vai disputar-se ao longo de 150 quilómetros, com os pilotos e máquinas a subirem até 2.700 metros de altitude, no terceiro e sétimo troços, num dia em que ambos serão também submetidos a elevadas temperaturas.
pub