Cascais festeja o sucesso do Bairro dos Museus criado há cinco anos

por Arlinda Brandão

Foto: Arlinda Brandão/Antena 1

Em Cascais festeja-se a Cultura e assinalam-se os cinco anos do Bairro dos Museus. É um conceito inovador das Artes em Portugal que tem tido um vasto reconhecimento.

Concebido pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D.Luís I, o Bairro dos Museus é pioneiro no país. Num único perímetro, juntam-se museus como a Casa das Histórias Paula Rego, o Centro Cultural de Cascais, o Museu do Mar Rei D.Carlos, o Farol Museu de Santa Marta ou o Museu Condes de Castro Guimarães. Não esquecendo os espaços verdes de que é exemplo o Parque Marechal Carmona.

Durante as comemorações há várias apostas de programação artistico-cultural. A galeria de exposições temporárias do polo de Cascais do Museu da Presidência da República vai passar também a integrar o Bairro dos Museus a partir do próximo mês, o que vai ser assinalado em abril com a inauguração de uma exposição de Abel Manta.

O Centro Cultural de Cascais vai também acolher em julho, as cento e cinco águas-fortes que Marc Chagall produziu para ilustrar a Bíblia e em outubro, há uma grande exposição da fotógrafa norte-americana Vivian Maier.

Mas uma das principais exposições do ano no país em termos culturais que assinala estas comemorações é a exposição "Pintura Democrática",  que reflete a produção nas artes plásticas portugueses no período entre o fim do Estado Novo e os anos 80 e 90 do século XX.
Tem pintores como Paula Rego, Vieira da Silva, Júlio Pomar, Menez, Cruzeiro Seixas, Ângelo de Sousa, Mário Cesariny, Almada Negreiros, entre tantos outros nomes que marcaram a expressão plástica portuguesa.
pub