Trabalhadores dos Transportes Urbanos de Coimbra exigem discutir férias e horários

por Agência LUSA

Os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) exigiram hoje que a administração aceite discutir com o sindicato do sector questões relacionadas com marcação de férias e horários de trabalho.

O sindicalista Licínio Azedo disse à agência Lusa que vai ser enviada ao conselho de administração dos SMTUC uma carta a pedir uma reunião com os representantes dos agentes únicos (motoristas que fazem também cobrança de bilhetes).

A decisão, segundo o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), foi aprovada hoje num plenário em que participaram mais de uma centena de funcionários.

O sindicato prevê estabelecer um prazo para que os SMTUC dêem resposta à carta, findo o qual os trabalhadores poderão avançar para "formas de luta em defesa dos seus direitos".

Licínio Azedo disse que o STAL formalizou já, em Fevereiro e Abril, dois pedidos junto da administração para que esta negoceie com os responsáveis sindicais questões no âmbito da marcação de férias, horário de trabalho e horários dos transportes públicos de Coimbra.

Segundo o dirigente, os trabalhadores dos SMTUC manifestaram solidariedade com a manifestação nacional convocada para sexta-feira, às 14:00, em Lisboa, pela Frente Comum dos sindicatos da função pública, para contestar as recentes medidas do Governo para o sector.

"Os direitos conquistados não devem ser roubados", afirmou Licínio Azedo.

pub