Áustria: UE financia associação de apoio a crianças autistas

por RTP

A associação Autistenhilfe apoia crianças autistas e recebeu 77 mil euros em fundos europeus.

Em Viena, na Áustria, a Autistenhilfe desenvolve um projeto de acompanhamento de crianças autistas baseado no método de Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Consiste em observar o desenvolvimento da criança e adaptar o acompanhamento psicoterapêutico, com foco especial para a autonomia. 
 
Em 2015, os técnicos da associação investiram no aumento de competências, juntamente com uma equipa de profissionais da Eslováquia. A parceria entre as duas cidades tinha como objectivo partilhar conhecimentos terapêuticos mas, sobretudo, promover a inclusão social e o fim do estigma para as famílias. 

A formação envolveu 18 profissionais que a aplicaram em 30 crianças. Todos os participantes foram integrados no sistema escolar normal. O projeto foi financiado em 77 mil euros por fundos europeus de desenvolvimento regional. 

Amel, de 15 anos, frequenta a escola pública e tem um plano de estudos igual ao dos colegas. Pratica desporto, joga playstation e... é uma das 28 mil pessoas diagnostadas com doenças no espectro autista entre Viena e Bratislava. 

Uma reportagem do programa "De Lisboa a Helsínquia" que pode rever aqui
pub