Mais 12.000 jovens de 18 anos vão poder viajar gratuitamente pela Europa

por Lusa
Reuters

A Comissão Europeia anunciou hoje que vai lançar, em 29 de Novembro, o concurso para que mais 12.000 jovens de 18 anos possam viajar gratuitamente pela Europa, ao abrigo da iniciativa DiscoverEU.

 

Com origem numa proposta do Parlamento Europeu a Comissão Europeia lançou, em maio de 2018, o programa DISCOVER EU. Ao abrigo desta iniciativa milhares de jovens europeus podem viajar pela Europa com um passe de interrail gratuito.

O sucesso da primeira fase do programa motivou o lançamento do segundo concurso, a 29 de novembro de 2018. “Todos os jovens europeus de 18 anos terão até 11 de dezembro para candidatar-se a um bilhete grátis, tendo a oportunidade de viajar pela Europa entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019", indicou o executivo comunitário.

Os participantes podem viajar até 30 dias, de comboio, e visitar entre um e quatro destinos diferentes. Ao longo da viagem têm de partilhar as suas experiências nas redes sociais, que culminarão numa exposição no Parlamento Europeu.

Os requisitos para a candidatura incluem ter completado 18 anos a 31 de dezembro deste ano, ter cidadania europeia e responder a um questionário sobre Património Cultural Europeu, o Parlamento Europeu e juventude.

Com um orçamento de 12 milhões de euros, esta ação, baseada numa proposta do Parlamento Europeu, já proporcionou a 15.000 jovens europeus a oportunidade de "conhecer a rica herança cultural do continente, travar conhecimento com outras pessoas, aprender com outras culturas e, consequentemente descobrir o que une a Europa".

 

pub