Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Obras na Linha de Cascais recebem 50 ME de financiamento do Fundo de Coesão

por Lusa
Jose Manuel Ribeiro, Reuters

A Comissão Europeia aprovou hoje um financiamento de 50 milhões de euros do Fundo de Coesão para modernizar a linha ferroviária entre Lisboa e Cascais, anunciou o executivo comunitário.

Os trabalhos a financiar incluem a instalação de novas infraestruturas elétricas, sinalização e sistemas de controlo destinados a tornar as viagens de comboio nesta linha de 25 quilómetros, que liga Lisboa a Cascais, mais seguras e mais eficientes do ponto de vista energético.

A modernização do sistema de eletrificação resultará numa redução para metade do consumo de energia na linha quando o projeto estiver concluído, em 2023.

"A linha Lisboa-Cascais é a segunda mais movimentada da rede ferroviária nacional. Ao torná-la mais segura e eficiente, pretendemos incentivar a mudança do automóvel para os transportes públicos nas dezenas de milhares de pessoas que se deslocam diariamente para Lisboa e, consequentemente, reduzir o congestionamento do tráfego e a poluição", disse a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

Bruxelas salienta, no comunicado, que a Linha de Cascais é uma ligação ferroviária suburbana muito importante e que serve diariamente dezenas de milhares de passageiros.

Tópicos
pub