Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Von der Leyen quer liderar Comissão Europeia com tantas mulheres quantos homens

por Lusa
Ursula von der Leyen, presidente indigitada da Comissão Europeia Reuters

A presidente designada da Comissão Europeia revelou hoje que, caso seja eleita, tenciona pedir a cada Estado-membro que indique um homem e uma mulher como candidatos a comissários, para poder formar um colégio totalmente paritário em termos de género.

"Quero uma Comissão com metade de comissários homens e metade mulheres", disse Ursula von der Leyen durante uma reunião, em Bruxelas, com o grupo parlamentar liberal do Renovar Europa (ex-ALDE), o terceiro maior da assembleia.

A atual Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker tem 19 comissários contra apenas nove comissárias, e, em 2014, por ocasião da formação do seu colégio, o presidente do executivo comunitário, que já na altura também pretendia ter 14 comissárias, teve mesmo de interceder junto das capitais para apresentarem candidatas do sexo feminino.

A outra ideia firme que Von der Leyen já tem para a sua equipa, adiantou, é reconduzir o socialista holandês Frans Timmermans como primeiro vice-presidente -- cargo que ocupa na atual `Comissão Juncker` -- e dar "um cargo de relevo" à atual comissária da Concorrência, a liberal dinamarquesa Margrethe Vestager.

Timmermans e Vestager foram os "candidatos principais", ou `sitzenkandidaten`, dos Socialistas Europeus e dos Liberais à presidência da Comissão Europeia, tendo o Conselho Europeu acabado por deixar `cair` estes nomes e designado a atual ministra da Defesa alemã, o que a próprio Ursula von der Leyen admitiu hoje ter sido "um início acidentado".

Em resposta, o líder parlamentar do Renovar a Europa, Dacian Ciolos, fez saber à presidente indigitada da Comissão que uma das condições que os liberais colocam para votar favoravelmente a sua nomeação, na próxima semana, em Estrasburgo, é que "haja dois primeiros vice-presidentes, em igualdade de circunstâncias, Frans Timmermans e Margrethe Vestager".

No final do encontro, em conferência de imprensa, Ciolos garantiu que, ao contrário do que muitos podem supor, "não é garantido" que o seu grupo vote favoravelmente a eleição de Ursula von der Leyen na próxima semana, em Estrasburgo, afirmando que a reunião de hoje deixou "muito boas indicações", mas que têm de ser transformadas em "compromissos firmes" quando a presidente designada se dirigir à assembleia, antes da votação da próxima terça-feira.

Já hoje, também o grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) condicionara a aprovação da candidata proposta para a presidência da Comissão Europeia à resposta que a alemã Ursula von der Leyen der aos pedidos daquele grupo, revelou a líder da bancada socialista.

Há vários dias em Bruxelas para contactos com os diferentes grupos políticos, a ainda ministra da Defesa alemã, que necessita de obter uma maioria absoluta na votação agendada para a próxima terça-feira no hemiciclo de Estrasburgo - metade dos eurodeputados mais um (376) -, terá hoje à tarde (15:00 de Bruxelas, menos uma em Lisboa) uma reunião conjunta com os líderes da assembleia.

Na conferência de presidentes do Parlamento Europeu, Von de Leyen reunir-se-á pela primeira vez, em conjunto, com o novo presidente da assembleia, o italiano David Sassoli (socialista), e com os líderes das diferentes bancadas, incluindo as quatro maiores, junto das quais está a buscar apoios para a sua eleição: Partido Popular Europeu (PPE, conservadores, que conta com PSD e CDS), S&D (que inclui PS), Renovar a Europa (ex-ALDE, liberais) e os Verdes (onde está incluído o PAN).

O nome de Ursula von der Leyen foi o `eleito` pelo Conselho Europeu há uma semana, depois de uma longa maratona negocial.

O processo foi duramente criticado por todas as famílias políticas no debate com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, realizado em 04 de julho, sobretudo por os Estados-membros terem deixado cair o modelo dos "candidatos principais", ou `Spitzenkandidat`, que fora introduzido em 2014 e que o Parlamento queria que continuasse a servir para a eleição do presidente da Comissão.

À candidata alemã basta o apoio das três maiores famílias políticas, as que estão representadas no Conselho Europeu e que acordaram o `pacote` de nomeações para os cargos institucionais de topo da UE para os próximos cinco anos, mas Ursula von der Leyen enfrenta a ameaça de `dissidências` de voto dentro destes grupos, incluindo o seu, o PPE, precisamente pela forma como o Conselho negociou as nomeações, `à porta fechada`.

 

Tópicos
pub