Marcelo defende pedagogia europeia urgente e aproximação às "pessoas concretas"

por Lusa

O Presidente da República defendeu hoje que a pedagogia europeia "urge" e que essa foi a "lição" dos mais recentes anos, alertando os europeístas de que a Europa "tem de ser entendida, partilhada e construída pelas pessoas concretas".

"Nestes tempos, é prudente ter em consideração que pedagogia e participação cívica não são negligenciáveis. Se há lição destes anos derradeiros é que a pedagogia europeia urge. Queixarmo-nos de euroceticismos ou eurocriticismos que nascem e são alimentados por omissões, lacunas, sobrancerias ou arrogâncias nossas, é um sinal de descolagem da realidade", disse Marcelo Rebelo de Sousa na sessão de abertura da conferência "A Europa e o Presente", organizada pelo jornal Público no Porto.

O chefe de Estado vincou que "somados os vícios e defeitos conhecidos, a Europa é o maior espaço de mais elevado desenvolvimento humano do mundo" e, "para continuar a sê-lo, tem de ser entendida, partilhada e construída pelos povos, pelas pessoas concretas", pois "as pessoas são a verdadeira razão de ser da Europa".

 

pub