A esmagadora maioria dos portugueses (94%) considera que a corrupção está disseminada no país, com Portugal a apresentar a terceira maior taxa e muito acima da média da União Europeia (UE 71%), segundo um inquérito Eurobarómetro.
Nove em cada dez portugueses dizem que corrupção está disseminada no país, segundo um inquérito Eurobarómetro
Por outro lado, os portugueses são os que mais dizem ser inaceitável a corrupção (88%), seguidos pelos finlandeses (83%) e os espanhóis (81%), sendo da média da UE de 69% e com os checos (41%), os letãos (39%) e húngaros (38%) no fundo da tabela.
De acordo com o inquérito, 94% dos inquiridos portugueses e também dos espanhóis (mais de nove em cada 10), responderam afirmativamente quando questionados sobre se consideram que a corrupção está disseminada no país, numa tabela liderada pela Croácia (97%), seguindo-se a Grécia e Chipre (95% cada).
No extremo oposto estão a Finlândia (22%), Dinamarca (35%) Suécia (40%) e Holanda (47%), sendo a média europeia de 71%.
Questionados sobre se concordam que há corrupção nas administrações locais e regionais, 90% dos portugueses responderam afirmativamente (UE 68%) e 89% disseram haver corrupção nas instituições nacionais (UE 70%).
O Eurobarómetro hoje divulgado (de dezembro de 2019) mostra ainda que a taxa de portugueses que tem uma perceção de corrupção disseminada no país aumentou dois pontos percentuais face a 2017 (na UE subiu três pontos).
Por outro lado, mais de metade (55%) dos inquiridos em Portugal opinaram que a corrupção aumentou no país nos últimos três anos (UE 42%), contra 26% que responderam ser a situação semelhante (UE 37%).
Foram realizadas 1003 entrevistas em Portugal (27.498 na UE) entre 07 e 17 de dezembro de 2019.