Portugal: UE assegura biodiversidade nos Açores

| Europa-Portugal
Portugal: UE assegura biodiversidade nos Açores

A ver: Portugal: UE assegura biodiversidade nos Açores

O que une tartarugas e cagarros à União Europeia? O projeto Mistic Seas, a cargo do governo regional dos Açores, que monitoriza a biodiversidade da Macaronésia.

A conservação da biodiversidade marinha da Macaronésia, o conjunto dos arquipélagos Açores, Madeira e Canárias, é uma prioridade para a União Europeia. 


Graças a uma parceria entre Portugal e Espanha, as autoridades locais criaram programas de monitorização para desenvolver metodologias comuns com o apoio de fundos europeus.

O projeto "Mistic Seas" é coordenado pelo governo regional dos Açores. Seis instituições públicas e 11 equipas de investigadores colaboram em Portugal e Espanha.

O objetivo das autoridades locais é implementar um modelo de coordenação para facilitar a aplicação das diretivas europeias.

Esta reportagem faz parte do programa "De Lisboa a Helsínquia", que pode rever aqui.

A informação mais vista

+ Em Foco

Milícias separatistas apoiadas e armadas pelos Emirados Árabes Unidos tomaram a capital do sul, reforçando a sua posição face aos antigos aliados sauditas.

    Dois anos depois do grande incêndio de Pedrógão, a floresta continua por ordenar e o Governo conta com pelo menos uma década para introduzir as mudanças necessárias.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.