Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Indústria transformadora na zona euro cai para mínimo desde agosto de 2012

por Lusa
DR

O setor da indústria transformadora da zona euro contraiu-se em março, para um mínimo desde agosto de 2012, devido às medidas de confinamento associadas à pandemia da covid-19, anunciou hoje a consultora IHS Markit.

O índice PMI (Purchasing Managers` Index) do setor da indústria transformadora da consultora Markit desceu para 44,5 pontos em março, contra a estimativa `flash` de 44,8 pontos e 49,2 pontos em fevereiro.

O PMI da zona euro de março ficou abaixo do nível de ausência de mudanças (50 pontos) pelo 14.º mês consecutivo e desceu do valor máximo em 12 meses, registado em fevereiro, para o mais baixo em 92 meses, precisa a consultora.

Por países, todos os índices PMI desceram a nível nacional, com Itália a apresentar a maior queda para o nível mais baixo em quase 11 anos, enquanto a Grécia registou o segundo pior resultado, depois de ter obtido o melhor crescimento durante os últimos meses.

Em março, a Alemanha registou o pior índice PMI da indústria transformadora em dois meses, e França e Espanha registaram um valor mínimo em 83 meses.

Segundo a Markit, também se verificou uma deterioração máxima dos prazos médios de entrega dos fornecedores.

A pandemia da Covid-19 provocou uma deterioração significativa das condições operacionais da indústria transformadora da zona euro, refere a Markit, adiantando que as novas encomendas e as compras baixaram fortemente, enquanto o emprego recuou notavelmente.

Em 24 de março, a Markit anunciou que a atividade empresarial na zona euro estava a registar a maior queda desde que se começaram a compilar dados comparáveis, em julho de 1998, segundo o indicador rápido.

A estimativa `flash` (rápida) do índice PMI composto para a zona euro baixou para 31,4 pontos em março, contra 51,6 pontos registados em fevereiro, um nível sem precedentes.

O mínimo histórico era de 36,2 pontos, registado em fevereiro de 2009, no pico da crise financeira mundial.

Tópicos
pub