Marta Temido confirma aproximação aos enfermeiros

por Mário Aleixo - RTP
A ministra da Saúde, Marta Temido, satisfeita com a aproximação de ideias entre o Governo e os enfermeiros Mário Cruz-Lusa

A ministra da Saúde lembra aos sindicatos dos enfermeiros que não é possível corrigir 20 anos numa só legislatura tendo em conta o longo histórico de congelamento nas carreiras. Mas Marta Temido confirma uma aproximação de posições entre o Governo e os sindicatos.

Depois de três reuniões com vários sindicatos dos enfermeiros, Marta Temido, fala num conjunto de aproximações das partes e lembra o que já foi alcançado.

Para dia 30 de janeiro está já marcada uma nova reunião com os dois sindicatos que, entretanto, decidiram suspender a greve nos blocos operatórios de sete hospitais.

Lúcia Leite, presidente da Associação Sindical Portuguesa de Enfermeiros, lembra que se até ao final do mês não houver progressos a greve será retomada.

Do lado do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal, Carlos Ramalho explica as questões que ainda têm de voltar à mesa.

Para já estes dois sindicatos dizem que existe a certeza de uma carreira com três categorias e todos os enfermeiros especialistas em funções vão receber um subsídio.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros não concorda com as propostas apresentadas. Fernando Parreira, desta federação, acusa o Ministério da Saúde de querer hipotecar o futuro dos enfermeiros.

pub