Nós Lá Fora

| Saúde
Nós Lá Fora

Carlos Ávila de Borba com a patinadora finlandesa Kiira Korpi nos campeonatos da Europa - Estocolmo 2016

Carlos Ávila de Borba é especializado em treino de alto rendimento, fez a carreira, principalmente, nos Estados Unidos, Alemanha, Finlândia e Japão, conta no curriculo com titulos olímpicos, mundiais, europeus e asiáticos.

Nasceu na Praia da Vitória nos Açores. Aos nove anos começou a praticar futebol. Entre os 12 e os 19 anos fez também ginástica e basquetebol mas, finalmente, optou pelo atletismo.

Conquistou titulos nos Açores e de segunda categoria a nível nacional.

A convite do professor João Abrantes, na altura treinador de Benfica, viajou para Lisboa.

Seguiu para San Diego, nos Estados Unidos, onde estudou e treinou com o brasileiro Luís Alberto Oliveira.

Foi campeão universitário da costa oeste nos 3.000m obstáculos.

Em 1992 foi para a Alemanha. Tirou a licenciatura em Alto Redimento Desportivo na Academia de Mainz.

Trabalhou no Centro Olímpico de Munique, colaborou na Karl-Heinz Riedl Soccer Academy também na Alemanha e na Urheiluakatemia Pohjois-Savon, academia de desporto na Finlândia.

Esteve cinco anos no Japão, foi professor de metodologia do treino desportivo e alto rendimento na Universidade de Chukyo, em Nagoya, no Japão, e onde chegou a trabalhar diretamente com dezasseis internacionais japoneses.

Carlos Ávila de Borba treinou atletas de várias modalidades: atletismo, esgrima, patinagem artística, natação sincronizada, futebol, ténis, tiro com arco, entre outras.

Conta no currículo com titulos olímpicos, mundiais, europeus e asiáticos.

Hoje em dia, criou o ádb-training solutions e tem projetos de cooperação com outros treinadores e instituições um pouco por todo o mundo.

Em Munique é o mentor e o "personal coach" do jovem guarda-redes do Bayern de Munique, Lukas Schneller e de um atleta do Biatlo.

Na Finlândia coopera em projetos da patinagem artística no gelo, ténis, atletismo e golfe.

Nos Estados Unidos colabora com a futebolista finlandesa Selma Vidgren, que se encontra na IMG Soccer Soccer Academy na Florida, eleita esta semana melhor defesa de 2017, e com a patinagem artistica no gelo em Los Angeles.

Na Suíça e no Japão tem também projetos relacionados com a patinagem artistica no gelo.

Em Espanha e França sai do desporto e entra na tauromaquia, por exemplo, trabalha diretamente com o toureiro Thomas Joubert.

A informação mais vista

+ Em Foco

Houve aldeias ceifadas e vidas destruídas. O medo viveu ao lado de histórias de heroísmo. Contamos as estórias que agora preenchem dezenas de aldeias esquecidas, muitas pintadas a cinza.

    Jorge Paiva, botânico e professor, um dos maiores peritos da floresta, critica em entrevista à Antena 1 o desinteresse generalizado dos políticos pelos problemas da floresta.

    É uma tragédia sem precedentes que vai marcar para sempre o país. O incêndio de Pedrógão Grande fez 64 mortos mais de duas centenas de feridos. Há dezenas de deslocados.

    Nodeirinho é a aldeia mártir do incêndio de Pedrógão Grande. É uma aldeia em ruínas, repleta de casas queimadas e telhados no chão. Um cenário de desolação e dor.