Nós Lá Fora

| Saúde
Nós Lá Fora

Carlos Ávila de Borba com a patinadora finlandesa Kiira Korpi nos campeonatos da Europa - Estocolmo 2016

Carlos Ávila de Borba é especializado em treino de alto rendimento, fez a carreira, principalmente, nos Estados Unidos, Alemanha, Finlândia e Japão, conta no curriculo com titulos olímpicos, mundiais, europeus e asiáticos.

Nasceu na Praia da Vitória nos Açores. Aos nove anos começou a praticar futebol. Entre os 12 e os 19 anos fez também ginástica e basquetebol mas, finalmente, optou pelo atletismo.

Conquistou titulos nos Açores e de segunda categoria a nível nacional.

A convite do professor João Abrantes, na altura treinador de Benfica, viajou para Lisboa.

Seguiu para San Diego, nos Estados Unidos, onde estudou e treinou com o brasileiro Luís Alberto Oliveira.

Foi campeão universitário da costa oeste nos 3.000m obstáculos.

Em 1992 foi para a Alemanha. Tirou a licenciatura em Alto Redimento Desportivo na Academia de Mainz.

Trabalhou no Centro Olímpico de Munique, colaborou na Karl-Heinz Riedl Soccer Academy também na Alemanha e na Urheiluakatemia Pohjois-Savon, academia de desporto na Finlândia.

Esteve cinco anos no Japão, foi professor de metodologia do treino desportivo e alto rendimento na Universidade de Chukyo, em Nagoya, no Japão, e onde chegou a trabalhar diretamente com dezasseis internacionais japoneses.

Carlos Ávila de Borba treinou atletas de várias modalidades: atletismo, esgrima, patinagem artística, natação sincronizada, futebol, ténis, tiro com arco, entre outras.

Conta no currículo com titulos olímpicos, mundiais, europeus e asiáticos.

Hoje em dia, criou o ádb-training solutions e tem projetos de cooperação com outros treinadores e instituições um pouco por todo o mundo.

Em Munique é o mentor e o "personal coach" do jovem guarda-redes do Bayern de Munique, Lukas Schneller e de um atleta do Biatlo.

Na Finlândia coopera em projetos da patinagem artística no gelo, ténis, atletismo e golfe.

Nos Estados Unidos colabora com a futebolista finlandesa Selma Vidgren, que se encontra na IMG Soccer Soccer Academy na Florida, eleita esta semana melhor defesa de 2017, e com a patinagem artistica no gelo em Los Angeles.

Na Suíça e no Japão tem também projetos relacionados com a patinagem artistica no gelo.

Em Espanha e França sai do desporto e entra na tauromaquia, por exemplo, trabalha diretamente com o toureiro Thomas Joubert.

A informação mais vista

+ Em Foco

Veja ou reveja aqui os debates na RTP com os candidatos às presidências das câmaras municipais das 18 capitais de distrito de Portugal Continental. A série é transmitida até 14 de setembro.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A Antena 1 fixa o país em duas dezenas de retratos no caminho para as eleições autárquicas.

      Sem possibilidade de receber os ordenados em euros ou de pagar as contas em Portugal, muitos recorrem ao mercado negro para trocar dinheiro.

      É portuguesa a única equipa do mundo que faz o despiste genético de cancro do estômago. Os investigadores viram agora renovado o financiamento.