Fernando Santos não gostou das palavras de Ronaldo ao ser substituído

por RTP

Foto: José Sena Goulão-Lusa

Fernando Santos fez esta segunda-feira a antevisão ao jogo dos oitavos de final do Mundial2022, que vai colocar Portugal frente a frente à Suíça amanhã (19h00) e revelou não ter gostado das palavras de CR7 quando foi substituído no jogo frente à Coreia do Sul.

O treinador nacional abordou as palavras de desagrado do Cristiano Ronaldo quando este foi substituído frente à Coreia do Sul e comentou: "Quando acabou o jogo, fui ao flash e depois segui para a conferência. Repito: no campo, não ouvi nada, ele estava muito longe e só ouvi a discutir com o jogador da Coreia. Se já vi as imagens? Já. Se gostei? Nada. Não gostei mesmo nada. Mas a partir daí, esses assuntos resolvem-se em casa e a partir daí é pensar no jogo de amanhã, para o qual todos estão focados".

Sobre se mantém a confiança nele e se será titular revelou: "Só dou a equipa aos jogadores no estádio, sempre foi assim desde que cheguei. De resto, o assunto está terminado, resolve-se dentro de casa e toda a gente está disponível".

A propósito da provável ida do futebolista para o Al Nassr respondeu: "Não sei, não falei com ele sobre isso. Falei com os jogadores mas não tem nada a ver com essa questão. Nem sabia, soube há bocadinho. É uma decisão dele, uma questão dele, que está completamente focado no Mundial, em ajudar a equipa".

E depois o jogo de terça-feira com a Suíça: "Tremendamente difícil, duas equipas muito fortes, jogo duro, mas no qual Portugal acredita que vai ganhar".

Questionado  se Portugal tem obrigação de ganhar admitiu "O adjunto da Suíça disse que a Suíça era favorita, com toda a autoridade, claro. Nós também entendemos com toda a propriedade que temos essas condições. Acreditamos que é possível e queremos continuar assim. Quando se passa aos oitavos estamos cada vez mais perto de sermos favoritos. Obrigação temos sempre, mal seria, porque jogamos por Portugal. É muito bom sentir essa adrenalina. Queremos ganhar e queremos muito".

Sobre se gosta mais do "mata-mata" o selecionador respondeu: "O gozo é sempre o mesmo, mesmo na fase de grupos. Se não os tivéssemos preparado bem, não estávamos aqui. Com a Coreia, cheguei à conclusão que na primeira parte jogámos mesmo bem. Não foi excelente, mas fomos penalizados por um golo num canto. Na segunda parte já não conseguimos ser tão assertivos, mas continuámos bem e fomos penalizados por outro detalhe. Os detalhes marcam a grande diferença, muito mais num jogo como o da Suíça".

Instado a analisar a seleção da Suíça observou: "Não jogam juntos há dois jogos, jogam juntos há muito tempo. É sempre duro de parte a parte, são muito organizados, conhecedores do jogo e basta olhar para o jogo com a Sérvia. A perder por 2-1 nunca perdeu o norte, encarou o jogo com serenidade. Espero uma Suíça que sabe muito bem o que quer. Não os considero defensivos. É uma equipa que sistematicamente sai em posse, nunca tem a tentação de bater longo, não é uma equipa de vertigem como dava jeito à Coreia. É uma equipa que procura sair a jogar para usar todas as suas armas. São muito bem organizados, que sabem o que querem no jogo, mas nós temos feito coisas muito boas e um ou outro detalhe que não temos feito tão bem. É nesses detalhes que temos pensado, conversamos muito sobre isso. É preciso erradicá-los".

E quem é favorito no Mundial? Resposta categórica: "Portugal"

E qual a seleção que mais tem gostado até agora? Foi peremptório: "Portugal".

pub