Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Mundial2022. Portugal conhece adversário nas meias-finais dos "play-offs"

por Mário Aleixo - RTP
A seleção de Portugal fica a saber o caminho a fazer para chegar à fase final do Mundial2022 D.R.-FIFA

A seleção portuguesa de futebol conhece esta sexta-feira o adversário nas meias-finais dos "play-offs" europeus de apuramento para o Mundial2022, num sorteio no qual será cabeça de série, juntamente com Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales.

Portugal falhou, há duas semanas, a qualificação direta para o próximo Campeonato do Mundo, pelo que terá agora uma segunda oportunidade para "carimbar" o "passaporte" para o Qatar, ainda que, para isso, tenha de ultrapassar duas eliminatórias.

Face ao estatuto de cabeça de série, Portugal vai disputar em casa, em 24 ou 25 de março de 2022, o encontro das meias-finais, que serão disputadas a uma só mão, e terá pela frente uma das seis seleções que não são cabeças de série no sorteio: Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria ou República Checa.

Em caso de apuramento para uma das três finais dos "play-offs", que se jogam em 29 de março de 2022, a equipa das quinas já poderá defrontar um dos outros cabeças de série, sendo que será o sorteio de hoje a determinar o local dessa eliminatória, também decidida em jogo único.

No sorteio dos "play-offs", as 12 seleções presentes vão ser divididas em três "caminhos", e em cada qual serão jogadas meias-finais e final. O vencedor de cada "caminho" qualificar-se-á para a fase final do Mundial, ficando assim preenchidas as últimas três vagas europeias para o Qatar2022, para o qual já se apuraram diretamente 10 seleções do velho continente.

Nas meias-finais, em 24 e 25 de março de 2022, os cabeças de série vão jogar em casa numa eliminatória a um só jogo, enquanto os anfitriões nas finais, também disputadas em jogo único, em 28 e 29 de março, serão sorteados.

O sorteio dos "play-offs" europeus de qualificação para o Campeonato do Mundo está agendado para as 16h00, na sede da FIFA, em Zurique.

- Equipas qualificadas para os "play-offs":


Pote 1

Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e País de Gales.

Pote 2

Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Checa.

pub