Portugal goleia Grécia no arranque da qualificação para o Europeu de sub-17

por Lusa
Legenda da Imagem

Dois golos em cada metade do jogo garantiram a Portugal uma vitória confortável frente à Grécia, no arranque do grupo 3 da Ronda de Elite de apuramento para o Campeonato da Europa de futebol sub-17.

Portugal, campeão da Europa de sub-17, discute com Espanha, Polónia e Grécia um lugar na próxima fase final. Na Nazaré, a equipa nacional começou hoje da melhor forma esta qualificação, derrotando os gregos por 4-0.

A equipa lusa marcou na primeira vez que chegou à baliza da Grécia: boa jogada de entendimento na esquerda e Rafael Camacho assistiu Pedro Neto para o 1-0, aos sete minutos.

A Grécia não teve argumentos para reagir e o melhor que conseguiu foi uma bola na barra da baliza de Celton Biai, num mau alívio da defesa portuguesa.

Portugal ameaçou o segundo golo em dois fortes remates de Bernardo Sousa, tendo, num desvio de Rafael Camacho, ampliado para 2-0 na última jogada da primeira parte, na sequência de uma assistência de Pedro Neto.

Mais concentrados e com o resultado favorável, os sub-17 de Portugal subiram de rendimento no segundo tempo, vincando a superioridade sobre a Grécia, que ainda tentou aumentar a pressão no meio campo, mas permitiu muitos espaços aos velozes avançados de Portugal.

O 3-0 surgiu naturalmente aos 63 minutos, num desvio de cabeça de Umaro Embaló, que, apesar de tecnicamente imperfeito, enganou o guarda-redes Nikopolidis.

Acabado de entrar em campo, Daniel Simões elevou para 4-0, após cruzamento de Embaló, fixando o resultado final.

O próximo jogo de Portugal disputa-se no domingo, frente à Polónia, na Marinha Grande.



Jogo no Estádio Municipal da Nazaré.

Grécia - Portugal, 0-4.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Pedro Neto, 07 minutos.

0-2, Rafael Camacho, 40.

0-3, Umaro Embaló, 63

0-4, Daniel Simões, 68



Equipas:

- Grécia: Nikopolidis, Alexandropoulos (Katsoukis, 41), Antzoulas, Gaitanidis, Meliopoulos (Papadopoulos, 71), Gkargkalatzidis, Lyratzis, Emmanouilidis (Ntoumanis, 41), Mavroudis, Michailidis e Martinis.

(Suplentes: Tsimopoulos, Vrakas, Katsoukis, Maniotis, Ntoumanis, Papadopoulos e Tseregkof).

Treinador: Georgopoulos.

- Portugal: Celton Biai, Pedro Justiniano, Mamadou Koné, Tiago Djaló, João Oliveira, Afonso Sousa, Romário Baró, Bernardo Sousa (André Almeida, 61), Úmaro Embaló (António Gomes, 71), Pedro Neto e Rafael Camacho (Daniel Simões, 66).

(Suplentes: João Gonçalo, Pedro Álvaro, Daniel Simões, António Gomes, Machado Ganchas, Jocu e André Almeida).

Treinador: José Guilherme.



Árbitro: Ian McNabb (Irlanda do Norte).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Alexandropoulos (23) e Lyratzis (74).

Assistência: Cerca de 400 espetadores.
pub