Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Sub-19 de Portugal sonham conquistar o Europeu

por Mário Aleixo - RTP
Hélio Sousa já alertou para as dificuldades que a seleção vai encontrar nesta Ronda de Elite Lusa

Os sub-19 iniciam esta quinta-feira a Ronda de Elite do Europeu.

A equipa das quinas encontrará as seleções de Croácia, Turquia e Polónia no caminho para uma conquista inédita.

Com uma forte base constituída pela geração campeã europeia de sub-17 em 2016, no Azerbaijão, e comandada pelo selecionador Hélio Sousa, o obreiro do feito nesse escalão, a equipa das quinas ambiciona o passaporte para a competição que irá decorrer na Geórgia entre 2 e 15 de julho, para o qual se apuram somente oito países.

Portugal é o anfitrião do grupo 4 da Ronda de Elite e abre o míni torneio frente à Croácia, esta quinta-feira (16h00), no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Depois, segue-se o embate com a Turquia, no dia 25 (16h00), no mesmo recinto, e encerra a sua participação contra a Polónia, a 28 de março (16h00), no Estádio Cidade de Barcelos.

O selecionador português Hélio Sousa, garante que a pressão e a responsabilidade de Portugal para chegar ao próximo Europeu de futebol deste escalão são elevadas, mas independentes do título de sub-17 conquistado em 2016.



A seleção portuguesa cumpriu alguns dias de trabalho na Cidade do Futebol, em Oeiras, tendo viajado entretanto para Ofir para prosseguir a sua preparação. A lista de convocados de Hélio Sousa é dominada pelo Benfica, com sete futebolistas, enquanto FC Porto e Sporting cedem ambos cinco elementos e o Sp. Braga completa a lista com um jogador.

O percurso até aqui

Os vencedores de cada grupo da Ronda de Elite, no total de sete agrupamentos, juntam-se à Geórgia na fase final da prova.

Na edição anterior, a seleção lusa - que era considerada uma das favoritas - acabou por cair nas meias-finais diante da poderosa França, na qual figurava a revelação Éylian Mbappé, do Mónaco.

Para atingir esta Ronda de Elite, Portugal superou com sucesso a fase de qualificação, ao ficar classificado no segundo lugar do grupo 8, atrás da Bulgária, e no qual passou também a Bielorrússia como melhor terceiro de todos os grupos.

Entretanto, Portugal entrou da melhor forma na preparação para esta Ronda de Elite, ao vencer o Torneio Internacional de La Manga, em Espanha, vencendo a final com a Noruega graças a um golo de Miguel Luís.

O selecionador português de sub-19, Hélio Sousa, garante que a pressão e a responsabilidade de Portugal para chegar ao próximo Europeu de futebol deste escalão são elevadas, mas independentes do título de sub-17 conquistado em 2016.

O antigo campeão do Mundo de sub-20, em Riade em 1989, vincou, porém, a importância de não desvalorizar esta Ronda de Elite, considerando-a mesmo como a fase "mais difícil".

Nesta Ronda de Elite passam à fase final os primeiros de cada um dos sete grupos, que se juntam depois à anfitriã Geórgia no Europeu do escalão, que irá decorrer entre 2 a 15 de julho.
pub