Jesus lembra que nunca teve guarda de honra quando conquistou o título

por Lusa
Manuel de Almeida - Lusa

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, lembrou esta tarde, na véspera de receber o recém-sagrado campeão nacional de futebol Sporting, que nunca lhe foi feita uma guarda de honra nas três épocas em conquistou o título.

Questionado em conferência de imprensa, no Seixal, sobre se, por si, faria guarda de honra aos `leões` na entrada para o dérbi, no sábado, apesar de saber-se que essa não é a posição oficial do clube da Luz, o técnico lembrou que essa não é uma decisão sua e que não é prática habitual no país.

"Não é por mim, é pelo que é tradição no futebol português. Já venci três vezes [o campeonato nacional] e ninguém me fez guarda de honra. Isso não é normal. O normal é dar os parabéns, que é aquilo que já fiz. O resto é o jogo e não mais do que isso", resumiu o técnico `encarnado`.

Sobre o embate com o Sporting, Jesus lembrou que "um dérbi é sempre apaixonante, independentemente dos objetivos do momento" das duas equipas, desejou que seja "um bom jogo para as três equipas, incluindo a de arbitragem, sem casos" e disse esperar que o Benfica "jogue dentro daquilo que tem capacidade para fazer neste momento para sair vencedor".

O encontro, no entanto, vale pelos três pontos, sublinhou o técnico, e não tanto pela oportunidade de ser a primeira equipa a derrotar o Sporting no campeonato nacional.

"Se essa vitória tem essa componente [de ser a primeira derrota do Sporting], para nós não acresce muito mais. O que acresce é fazeres para as coisas acontecerem, ter capacidade de ganhar, porque é para isso que trabalhamos. O outro fator está ligado, mas não é por aí que corremos. Nós corremos é pelos três pontos", assegurou.

Até porque, "matematicamente", o Benfica ainda pode chegar ao segundo lugar da I Liga, que dá acesso direto à Liga dos Campeões e é, neste momento, ocupado pelo FC Porto, apesar de esse ser um objetivo "extremamente difícil", nas palavras do treinador.

"Apesar de ambas as equipas terem jogos difíceis, mais concretamente o Benfica, porque joga o dérbi, que é sempre um jogo difícil. Mas estamos à espreita, alerta e conscientes das dificuldades. No futebol já vi acontecer tanta coisa, portanto estou preparado para tudo", lembrou Jorge Jesus.

O Benfica recebe o Sporting no sábado, às 18:00, no Estádio da Luz, em partida da 33.ª jornada da I Liga de futebol, na qual Jesus já poderá contar com Darwin Núñez, Adel Taarabt e Rafa, revelou o técnico na conferência de imprensa.

Os `encarnados` ainda podem, matematicamente, chegar ao segundo lugar, ocupado pelo FC Porto, com mais quatro pontos, enquanto os `leões` chegam à partida já como campeões nacionais, mas `correm` pelo objetivo de terminar a época sem derrotas no campeonato.

Jesus defende que existem condições para ter adeptos na final da Taça

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, defendeu que existem condições para ter adeptos na final da Taça de Portugal de futebol, frente ao Sporting de Braga, mas lembrou que isso “depende de quem manda”.

Questionado em conferência de imprensa, no Seixal, sobre uma eventual presença de espetadores no Estádio Cidade de Coimbra, em 23 de maio, o técnico dos ‘encarnados’ foi taxativo e assumiu que “os clubes têm condições” para que tal venha a acontecer, apesar da pandemia de covid-19.

“Se há condições, e bem, para a última jornada do campeonato nacional, [para] esse também, mais cinco dias, uma final, devia permitir-se, dentro das condições que se tenha para dar essa segurança aos 5% ou 10% da lotação do estádio”, considerou.

Nesse sentido, disse que este deveria ser “um caso a pensar por quem manda e quem tem de tomar posição”, mas lembrou que terminar a época com espetadores na bancada seria “terminar em beleza”.

“Nem que seja com 10% dos espetadores, era muito interessante, porque todos nós sentimos a falta dos adeptos, quanto mais quando estás num clube que tem a maioria dos adeptos do país, para poderes partilhar com eles as tristezas e as alegrias”, afirmou Jesus.

Na quinta-feira, a ministra de Estado e da Presidência afirmou que a presença de algum público nos jogos da última jornada da I Liga é um "evento-teste" e não significa qualquer regresso dos adeptos aos estádios.

Esta posição foi transmitida por Mariana Vieira da Silva em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, depois de confrontada com o facto de o primeiro-ministro, António Costa, ter garantido no mês passado que não haveria público nos estádios até ao final desta época futebolística.

Interrogada sobre se terá algum público a final da Taça de Portugal, entre o Benfica e o Sporting de Braga, Mariana Vieira da Silva respondeu: "Neste momento, a única previsão de eventos-teste que existe são os jogos da última jornada da I Liga".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.333.603 mortos no mundo, resultantes de mais de 160,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.999 pessoas dos 841.379 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
​​​​​​​


 

Tópicos
pub