Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Hermínio Loureiro acredita no êxito da Taça da Liga

por Mário Aleixo - RTP
Hermínio Loureiro acredita que a Taça da Liga vingará no quadro competitivo do futebol português Lusa

A 10ª edição da Taça da Liga decide-se esta semana e Hermínio Loureiro, mentor da criação da prova quando era o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), garante que "valeu a pena" avançar com a competição.

Hermínio Loureiro recorda os dias que marcaram o lançamento da Taça da Liga, cuja primeira edição viria a ser conquistada pelo Vitória de Setúbal, na temporada 2007-2008, em declarações à agência Lusa.

"O caminho faz-se caminhando e esta foi uma prova que foi criada em circunstâncias muito próprias, que tinha a ver com a possibilidade de preencher vazios de calendário e dar também oportunidade aos jogadores mais jovens", explicou.

Segundo o antigo presidente da LPFP e atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), "na altura, foi um grande desafio aceite pelos clubes".

"É com agrado que vejo que está já na 10ª edição e vai crescendo, porque é sempre muito difícil fazer alguma coisa nova em Portugal, mas podemos dizer que valeu a pena criar a Taça da Liga", frisou.

Apesar de já estar na edição número 10, a competição tem estado frequentemente envolvida em polémica ao longo dos anos. Para Hermínio Loureiro, a controvérsia deve-se, essencialmente, "à resistência à mudança" no futebol português.

"Em todos os setores de atividade, e também no futebol, é muito difícil fazer coisas novas. Há sempre bloqueios conservadores e temos de encarar isso com naturalidade e continuar a trabalhar. A Taça da Liga está a fazer o seu caminho, para que possa passar a ser uma prova que não suscite qualquer dúvida, resistência ou desinteresse aos participantes", referiu.



Afinações à competição são positivas


De braço dado com as polémicas, têm estado as alterações ao modelo competitivo, algo que Hermínio Loureiro entende como "naturais": "Não há modelos competitivos perfeitos e quando estamos a falar de uma competição nova, é natural que existam afinações".

Confrontado com a eventual atribuição de uma vaga europeia ao vencedor ou ao finalista vencido para estimular o interesse dos clubes, o dirigente federativo confessa que "a decisão passa pelos clubes", embora não subscreva essa visão.

"As vagas estão definidas e o que espero é que Portugal mantenha um 'ranking' forte e positivo para não perder vagas nas competições europeias. A minha opinião pessoal é que não é por aí que a Taça da Liga pode ter mais ou menos interesse, ou seja, acho que não é razão fundamental a participação numa prova da UEFA", resumiu.

Já sobre as meias-finais, com Benfica, Sp. Braga, V. Setúbal e Moreirense, Hermínio Loureiro é pragmático na análise.

"São as equipas que conseguiram chegar a esta fase da prova. Sei que toda a gente, se calhar, deseja outras equipas, mas estas foram aquelas que conseguiram lá estar e são elas que vão jogar", concluiu.

As meias-finais da 10ª edição da Taça da Liga disputa-se entre quarta-feira e domingo, com as meias-finais e a final a serem todas realizadas no Estádio do Algarve.

Eis o calendário das meias-finais:

Quarta-feira, 25 jan

V. Setúbal - Sp. Braga, 20h45 (RTP 1).

Sexta-feira, 26 jan

Moreirense - Benfica, 20h45 (RTP 1).


pub