Taça da Liga. Noite de heróis com Renan Ribeiro à cabeça

por Mário Aleixo - RTP
Renan Ribeiro foi a figura maior do Sporting na noite de conquista da Taça da Liga Epa-José Coelho

O "coração" deu a vitória na Taça da Liga a um Sporting especialista em penáltis. Em noite de heróis o guarda-redes Renan Ribeiro foi o maior.

O Sporting venceu o FC Porto por 3-1, no desempate por grandes penalidades, e revalidou o título na Taça da Liga de futebol, num jogo em que a crença e o "coração" dos "leões" fizeram a diferença.

Foi uma vitória sobretudo do "coração" dos jogadores do Sporting, que depois de uma boa primeira parte caíram muito na segunda, mas um último fôlego permitiu conquistar o desempate por grandes penalidades.

Não foi à terceira tentativa que o FC Porto levou o único troféu nacional que le falta.
Incidências de uma conquista
Os sportinguistas especializaram-se neste tipo de desempates por panáltis e, depois de terem assegurado da mesma forma o acesso à final diante do Sporting de Braga, repetem o triunfo na Taça da Liga, que na época passada venceu o Vitória de Setúbal também na "lotaria" dos penáltis, após ter eliminado os portistas, na meia final, de igual maneira.

O tempo regulamentar terminou com o empate 1-1, depois de o reforço Fernando Andrade ter inaugurado o marcador, aos 79 minutos, mas, aos 90+2, Bas Dost igualou, de penálti, depois de uma falta descortinada pelo VAR.

Depois dos três penáltis parados diante dos "arsenalistas", na quarta-feira, o guarda-redes Renan voltou a ser herói ao defender uma grande penalidade a Hernâni, e a má pontaria de Éder Militão e Felipe fez o resto.

Foi uma vitória sobretudo do 'coração' dos jogadores do Sporting, que depois de uma boa primeira parte caíram muito na segunda, mas um último fôlego permitiu conquistar o desempate por grandes penalidades.

Não foi à terceira tentativa que o FC Porto levou o único troféu nacional que falta.
Ideias que ficam para a história
O guarda-redes Renan Ribeiro defendeu uma das penalidades e, no final, dedicou o título aos adeptos.



A conquista da Taça da Liga foi a primeira conquista de Marcel Keizer como técnico do Sporting. O treinador holandês reconheceu que não foi fácil.



No tempo regulamentar dois golos marcados nos minutos finais, primeiro o FC Porto por Fenando Andrade depois empatou o Sporting por Bas Dost através de uma grande penalidade indicada pelo videoárbitro.

Para o presidente do Sporting, Frederico Varandas, aquele lance mostrou a importância do videoárbitro no futebol português.



O Sporting levantou pela segunda vez o troféu da Taça da Liga e conta duas no palmarés da prova. O Benfica Benfica lidera o "ranking" com sete vitória. V. Setúbal, SC Braga e Moreirense venceram uma cada.







pub