Benfica na final da Taça com o Estoril a assustar a Luz

por Inês Geraldo - RTP
Jogo entre Benfica e Estoril foi muito disputado Manuel de Almeida - Lusa

Num jogo de loucos no Estádio da Luz, o Estoril mostrou ainda estar estar vivo na eliminatória e colocou o Benfica em sérias dificuldades. Os encarnados carimbaram a passagem ao Jamor mas não sem antes sofrerem um susto de um Estoril altamente personalizado.

A partida teve início com o Benfica a apresentar maior toada ofensiva. Luís Felipe foi o primeiro a tentar alvejar a baliza com um remate forte que saiu por cima da baliza de Luís Ribeiro. Poucos minutos depois, Rafa Silva foi isolado por Carrillo e no frente-a-frente com o guardião canarinho, o internacional português acabou por perder o duelo.



Depois de um período em que o Estoril ganhou maior ascendente, uma perda de bola dos encarnados deu a oportunidade Bruno Gomes inaugurar o marcador no Estádio da Luz, com um golo fantástico. Remate forte de fora da área com Júlio César a acompanhar o esférico com os olhos.

No entanto, a vantagem da equipa da Linha durou apenas dois minutos, com Carrillo a empatar. Má abordagem de Luís Ribeiro na grande área do Estoril e com o esférico a sobrar para o peruano, La Culebra só teve de encostar.



Até ao fim da primeira metade foi o Estoril a criar mais perigo, com um livre de Eduardo Teixeira a obrigar Júlio César a uma das defesas da noite.
Segunda metade de emoção
A segunda parte começou praticamente com o golo do Estoril. Nova desatenção do Benfica deu a oportunidade ao recém-entrado Carlinhos marcar o segundo golo dos Canarinhos. Eliminatória empatada e a equipa de Pedro Emanuel a dar luta ao tricampeão por um lugar no Jamor.

Em desvantagem, o Benfica tentou chegar à igualdade e Luís Ribeiro redimiu-se com grande defesas a remates perigosos de Zivkovic e Franco Cervi. Poucos minutos depois, Andrija Zivkovic fez o empate com mais um golo de levantar o estádio. De fora da área, o sérvio bateu bem na bola que se aninhou nas redes do Estoril sem dar hipóteses para Luís Ribeiro.



A partida continuou com grande toada ofensiva por parte das duas equipas. À hora de jogo, Zivkovic isolou Carrillo que à frente de Luís Ribeiro picou o esférico que embateu na trave. Resposta do Estoril com dois remates perigosos de Bruno Gomes e Carlinhos e com Júlio César a fazer duas grandes defesas, negando o terceiro golo ao Estoril.

Com o Estoril a impor respeito em pleno Estádio da Luz, Rui Vitória promoveu a entrada de dois titulares. Com a saída de Felipe Augusto e Rafa, Vitória colocou Pizzi e Jonas em campo.



E pouco tempo depois as mudanças do técnico do Benfica deram efeito. Num contra-ataque rápido, Cervi serve Jonas que em velocidade bate Luís Ribeiro. Pela primeira vez, os encarnados colocaram-se em vantagem no marcador. Mas sol de pouca dura, com o Estoril a empatar.

Lisandro López tem um corte negligente à entrada da área aos 78 minutos, e com grande classe, Matheus Índio passa por dois oponentes oferecendo o golo a Bruno Gomes. Segundo tento do avançado canarinho na partida.



Com a equipa de Pedro Emanuel a mostra grande personalidade no Estádio da Luz, o jogo perdeu alguma intensidade. Só aos 81 minutos, é que Grimaldo voltou a mostrar-se com um grande tiro de fora da área. Luís Ribeiro voltou a mostrar grandes reflexos.

Com a entrada de Kléber, o Estoril tornou-se ainda mais ofensivo e o avançado brasileiro esteve perto do quarto golo. A bola acabou por sair pela linha final e com os canarinhos a perderem um lance de ataque.

Com o apito de Rui Costa, o Benfica garantiu um lugar na final da Taça de Portugal. No Jamor, os encarnados vão defrontar o Vitória de Guimarães, que eliminou o Desportivo de Chaves. A final joga-se a 28 de Maio.
Tópicos
pub