Marco Ferreira denuncia atuação de Vítor Pereira em favorecimento do Benfica

por Inês Geraldo - RTP
Marco Ferreira na final da Taça de Portugal com Sporting e Sporting de Braga REUTERS

O antigo árbitro concedeu uma entrevista ao jornal espanhol AS, ao qual declarou que Vítor Pereira lhe fez telefonemas antes de partidas com o Benfica para favorecer o clube da Luz. De acordo o juiz internacional “um bom jogo é aquele em que o Benfica ganha”.

Em entrevista concedida ao jornal AS, Marco Ferreira começa por dizer que não percebe a sua destituição como árbitro internacional, já que havia renovado a sua categoria na FIFA e que havia estado na final da Taça de Portugal, entre Sporting e Sporting Braga.

“Fiquei perplexo, quinze dias antes arbitrei a final da Taça de Portugal, uma das partidas mais importantes da temporada. As pessoas que me desceram de categoria foram as mesmas que me tinham nomeado para essa partida. No mínimo, estranho”.

E continuou ao explicar que Vítor Pereira tinha por hábito telefonar aos árbitros que iriam apitar partidas do Benfica.

“Eu e muitos companheiros recebemos chamadas de Vítor Pereira, líder do Conselho de arbitragem, na mesma semana em que íamos arbitrar partidas do Benfica. Vítor Pereira tem muitos inimigos, entre eles pessoas do Conselho de Arbitragem e grandes clubes. Não o querem por lá. O único grande que o apoia é o Benfica”.

De acordo com o madeirense a atuação do Conselho de Arbitragem perante a sua pessoa deve-se às partidas do Benfica que arbitrou. Em três jogos, os ‘Encarnados’ perderam três deles, frente ao Sporting de Braga e ao Rio Ave.

“Na derrota [do Benfica] em Braga, a partida correu mal mas para as duas equipas. Depois disseram-me que não voltaria a estar numa partida complicada e desde então nunca mais fui chamado para outra grande partida”.“Na temporada anterior fui considerado o segundo melhor árbitro de Portugal, apenas atrás de Pedro Proença. Arbitrei duas vezes o FC Porto – Benfica e o Benfica-Sporting. Todas as partidas correram bem”.

Questionado sobre o facto de os árbitros em Portugal terem noção de que não podem prejudicar o Benfica, enquanto Vítor Pereira for o presidente do Conselho de Arbitragem, Marco Ferreira declara este tipo de pressão acontece porque os ‘Encarnados’ são os únicos que apoiam Vítor Pereira.

“Não vou dizer que o Benfica peça favorecimento a Vítor Pereira mas como é o único clube que o apoia, ele faz pressões antes dos jogos. E é por isso, que Vítor Pereira não escolhe para os jogos do Benfica árbitros que não gostem da equipa”.

“O Benfica nunca falou comigo nem sequer me pediu para os favorecerem. Vítor Pereira só me ligava antes das partidas frente ao Benfica, nunca o fez com os jogos do FC Porto que arbitrei. E não o fez só comigo mas também com muitos dos meus companheiros”.



Sobre aquilo que Vítor Pereira lhe dizia nas chamadas, Marco Ferreira explicou que havia sido chamado para um Rio Ave – Benfica e que se tratava do jogo do título.“Nessa semana Vítor Pereira ligou-me duas vezes. Disse-me que se realizasse uma boa arbitragem de que poderia estar no Benfica-Porto e explicou-me para ter cuidado que este era o jogo do título”.

O madeirense diz que contestou por respeito ao FC Porto.

“Disse-lhe que não, que não era a partida do título porque o Benfica tinha quatro pontos de vantagem e por respeito ao FC Porto. E Vítor Pereira contrapôs: é muito diferente jogar com o FC Porto quatro pontos de diferença do que com dois ou um”.

“[No jogo com o Rio Ave] o Benfica estava a ganhar 1-0 e marquei um penálti a favor do Rio Ave e expulsei o capitão do Benfica. O Rio Ave deu a volta e venceu por 2-1. Foram decisões acertadas e desde essa altura que não voltei a ser chamado. Nem sequer para o Benfica – FC Porto”.

Questionado por que razão não voltou a ser chamado Marco Ferreira foi perentório. Explicou que Vítor Pereira não o voltou a chamar depois de lhe dizer que a partida entre Benfica e Rio Ave deveria ter "corrido bem".

“Para ele (Vítor Pereira) uma partida que corre bem é aquela em que o Benfica ganha”.Numa entrevista que se estende ao diário espanhol, o madeirense explica que apenas nas partidas do Benfica é que os árbitros receberam chamadas e que denunciou toda a situação à Federação Portuguesa de Futebol e ao Comité Disciplinar da Liga Profissional de Futebol.

E continua a acusar Vítor Pereira ao declarar que o mesmo tem toda a liberdade para escolher os árbitros para as partidas que pretende.

E explica também que os seus colegas são pressionados e têm medo de denunciar a situação. “Têm medo de denunciar o que Vítor Pereira faz e que acabe com a sua carreira como acabou com a minha”.

E conclui ao afirmar que nunca recebeu qualquer tipo de pressão do Benfica ou de outro clube nos seus nove anos de carreira na primeira liga.

“Gostaria de clarificar que o Benfica nunca me ligou nem nunca me pediu nada. Nunca! Fui árbitro de primeira categoria durante nove anos e nem o Benfica nem qualquer outro clube me ofereceram nada para que os beneficiasse”.

“Esta é uma iniciativa própria do Vítor Pereira para favorecer o único clube que o apoia”.
Tópicos
pub