Sporting e Famalicão abrem jornada da Taça de Portugal

| Taça de Portugal

Gelson e Joel já se defrontaram a época passada em Famalicão
|

Benfica e FC Porto defrontam equipas da I Liga na quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, enquanto o rival Sporting mede forças com o Famalicão da II Liga, mas todos terão a vantagem de jogar em casa.

Os “leões”, segundos classificados no escalão principal, terão honras de abertura da ronda, na quinta-feira, ao receberem a equipa famalicense, que ocupa o quinto lugar na II Liga, confronto que começa a assumir-se como um clássico moderno na competição.

As duas equipas vão encontrar-se pela terceira vez em quatro épocas e se o Sporting goleou o próximo adversário por 4-0 na época 2014/2015, no estádio José Alvalade, sentiu muitas dificuldades para se impor por 1-0 em Vila Nova de Famalicão, na temporada passada.
Sporting e Benfica com tarefas diferentes
Enquanto o Sporting apresenta um registo 100 por cento vitorioso nos oito jogos disputados na Taça de Portugal frente ao Famalicão, o histórico de confrontos entre o Benfica e o Vitória de Setúbal, terceiro e 15º colocados da I Liga, é muito mais equilibrado.

O tetracampeão nacional e recordista de títulos na prova, com 26 troféus conquistados, defrontará no sábado pela 21ª vez a equipa sadina, frente à qual se impôs em 10 ocasiões, perdeu em oito e empatou em duas.

Na última vez em que se encontraram o Benfica saiu derrotado na final de 2005, por 2-1, tendo ainda perdido o jogo decisivo em 1965, por 3-1, apesar de também ter erguido a taça à custa dos setubalenses por duas vezes, em 1962 (3-0) e 1943 (5-1).
FC Porto amplamente favorito
O historial entre FC Porto e Portimonense, líder isolado e 11º no escalão principal, é menos extenso e completamente favorável aos portuenses, que golearam a equipa algarvia por 13-1, em 1956, e venceram por 2-0, em 1985.

Além dos jogos do Benfica e do FC Porto, a quarta eliminatória da Taça de Portugal vai proporcionar mais dois embates entre primodivisionários: a receção do Rio Ave ao Sp. Braga e do V. Guimarães ao Feirense.

A prova perdeu todos os representantes dos campeonatos distritais, mas para a próxima ronda há já a certeza de manter duas equipas do terceiro escalão, na sequência dos confrontos entre Vizela e Vilaverdense e entre Praiense e Vilafranquense, todas do Campeonato de Portugal.
Programa da quarta eliminatória da Taça de Portugal:
- Quinta-feira, 16 nov:

Sporting (I) - Famalicão (II)

- Sexta-feira, 17 nov:

FC Porto (I) - Portimonense (I)

- Sábado, 18 nov:

Benfica (I) - Vitória de Setúbal (I)

Rio Ave (I) - Sporting de Braga (I)

- Domingo, 19 nov:

Vitória de Guimarães (I) - Feirense (I)

Santa Clara (II) - Desportivo de Chaves (I)

Académica (II) - Nacional (II)

União de Leiria (CP) - Desportivo das Aves (I)

Moreirense (I) - Felgueiras (CP)

Oliveirense (CP) - Marítimo (I)

Ideal (CP) - Cova da Piedade (II)

União da Madeira (II) - Freamunde (CP)

Caldas (CP) - Arouca (II)

Farense (CP) - Leixões (II)

Vizela (CP) - Vilaverdense (CP)

Praiense (CP) - Vilafranquense (CP)




A informação mais vista

+ Em Foco

Foi considerado o “pior dia do ano” em termos de fogos florestais, com a Proteção Civil a registar 443 ocorrências. Morreram 45 pessoas. Perto de 70 ficaram feridas. Passou um mês desde o 15 de outubro.

    Todos os anos as praias portuguesas são utilizadas por milhões de pessoas de diferentes nacionalidades e a relação ambiental com estes espaços não é a mais correta.

      Doze meses depois da eleição presidencial de 8 de novembro de 2016, com Donald Trump ao leme da Casa Branca, os Estados Unidos mudaram. E o mundo afigura-se agora mais perigoso.

        Uma caricatura do mundo em que vivemos.