Sporting 5 - 2 Rio Ave, Taça de Portugal

por RTP
Legenda da Imagem Miguel A. Lopes - Lusa

O Sporting deu esta quarta-feira sequência à veia goleadora sob o comando de Marcel Keizer e apurou-se para os quartos de final da Taça de Portugal de futebol, ao bater o Rio Ave por esclarecedores 5-2.

Três dias após a reviravolta sobre o Nacional, na I Liga, precisamente pelos mesmos números, os ‘verde e brancos’ apuraram-se para a ronda seguinte da prova 'rainha’, com golos de Diaby (03 e 77 minutos), Bas Dost (32 e 61) e Bruno Fernandes (42), enquanto Bruno Gaspar, na própria baliza (45+1), e Carlos Vinícius, de grande penalidade (83), marcaram para os visitantes.

Esta foi a oitava vitória seguida do Sporting em todas as competições, a sétima com Marcel Keizer ao ‘leme’, sendo que nestes sete encontros do holandês a formação sportinguista apontou 30 golos, 12 dos quais com a ‘marca’ de Bas Dost, que somou o terceiro ‘bis’ consecutivo (o sexto na temporada).

Sem Nani, a contas com problemas físicos, Marcel Keizer promoveu Jovane Cabral à titularidade nos ‘leões’, enquanto Miguel Luís rendeu Bruno César, naquelas que foram as únicas alterações num ‘onze’ claramente de ‘primeira’.

A estratégia dos visitantes ‘ruiu’ logo no arranque da partida, quando os ‘leões’ ganharam espaços sucessivos através da dinâmica ofensiva que levaram Acuña a cruzar a ‘régua e esquadro’ para a finalização de Diaby, aos três minutos.

Perante 12.108 espetadores, a superioridade do Sporting nunca foi sequer colocada em causa e o absoluto domínio foi sendo capitalizado com futebol de qualidade, agressividade defensiva e golos. Acuña era o denominador comum nas jogadas ofensivas e, já depois de Coates ter ameaçado o segundo, o próprio argentino apontou novo canto à cabeça do uruguaio, que acertou no poste, mas Bas Dost não perdoou na recarga.

O Sporting chegou ao terceiro aos 42, através de Bruno Fernandes, que surgiu na área a 'fuzilar' depois de um cruzamento de Acuña, tendo o Rio Ave respondido e reduzido, embora com a ‘ajuda’ de Bruno Gaspar, que desviou um cruzamento de Matheus Reis, levando a bola a bater duas vezes nos ‘ferros’ antes de entrar.

A entrada de Carlos Vinícius ao intervalo pareceu dar maior acutilância ao Rio Ave e o avançado esteve perto de marcar, não fosse a rápida reação de Renan. No entanto, este não foi mais do que um ‘fogacho’ vila-condense, já que o conjunto de Alvalade não permitiu mais veleidades e começou a aproximar-se do quarto tento.

Bruno Fernandes perdeu o duelo com Léo Jardim por duas vezes, até que Bas Dost voltou a revelar o instinto que lhe é caraterístico e juntou mais um à ‘conta’ pessoal, que poderia ter ficado mais composta caso o holandês não fosse demasiado altruísta no frente-a-frente com Léo Jardim.

A ‘mão cheia’ chegaria com naturalidade, por intermédio de Diaby, cabendo a Carlos Vinícius o golo que atenuou ligeiramente os números do desaire de um Rio Ave completamente subjugado à qualidade da formação de Alvalade.

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Rio Ave, 5-2.

Ao intervalo: 3-1.

Marcadores:

1-0, Diaby, 03 minutos.

2-0, Bas Dost, 32.

3-0, Bruno Fernandes, 42.

3-1, Bruno Gaspar, 45+1 (na própria baliza).

4-1, Bas Dost, 61.

5-1, Diaby, 77.

5-2, Carlos Vinícius, 83 (grande penalidade).

Equipas:

- Sporting: Renan Ribeiro, Bruno Gaspar (Ristovski, 80), Coates, Mathieu (André Pinto, 75), Acuña, Gudelj (Petrovic, 55), Miguel Luís, Bruno Fernandes, Diaby, Jovane Cabral e Bas Dost.

(Suplentes: Salin, Jefferson, André Pinto, Bruno César, Ristovski, Raphinha e Petrovic).

Treinador: Marcel Keizer.

- Rio Ave: Leo Jardim, Nadjack (Murilo, 80), Nélson Monte, Buatu, Matheus Reis, Schmidt, Diego Lopes (Carlos Vinícius, 46), Jambor (Gabrielzinho, 62), Fábio Coentrão, Galeno e Gelson Dala.

(Suplentes: Paulo Vítor, Miguel Henriques, Murilo, Tarantini, Afonso Figueiredo, Gabrielzinho e Carlos Vinícius).

Treinador: José Gomes.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Galeno (09), Bruno Gaspar (23), Mathieu (35), Coates (82), Acuña (85), Murilo (87) e Fábio Coentrão (90+3).

Assistência: 12.108 espetadores.

pub