Chip contra abuso sexual premiado em concurso internacional

por RTP
O dispositivo criado pela Leaf Wearables, de Nova Deli, custa menos de 40 dólares Adnan Abidi - Reuters

Uma equipa de Nova Deli, na Índia, criou um chip que envia sinal de emergência em caso de abuso sexual. O dispositivo recebeu um prémio internacional da XPRIZE, uma competição que incentiva a inovação tecnológica com impacto social.

Integrado num relógio de pulso, este chip é ativado por um botão, que envia um sinal de alerta em 90 segundos, mesmo em zonas com pouca rede telefónica. Este sinal transmite a localização do utilizador para uma equipa especializada, ao mesmo tempo que capta áudio.

O dispositivo criado pela Leaf Wearables, de Nova Deli, custa menos de 40 dólares. A equipa foi condecorada esta quarta-feira em Nova Iorque, nos Estados Unidos, recebendo o prémio de um milhão de dólares.

"Com tantos avanços na inovação e na tecnologia, pareceu-nos inaceitável que não existisse uma solução que ajudasse a controlar esta pandemia de assédio sexual", declarou Anu Jain, fundadora do concurso Anu & Naveen Jain Women's Safety XPRIZE.

A equipa concorreu contra 85 equipas de 15 países, onde se incluíram os Estados Unidos, Índia, Suíça, Canadá, Espanha, Alemanha, China e Emirados Árabes Unidos.

As Nações Unidas estimam que, a nível global, uma em cada três mulheres é vítima de violência física, sexual ou ambas. Um dos objetivos das metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas passa por acabar com a violência contra as mulheres até 2030.
Tópicos
pub