Da Caparica para o espaço

| Tecnologia
Da Caparica para o espaço

Conhecer a vida no espaço com os pés bem assentes na terra. É o que vão tentar fazer amanhã, sábado, os alunos do Colégio Campo de Flores, na Caparica. Com o apoio da Rede de Emissores Portugueses, os alunos, do 5º ao 12º ano, vão comunicar via rádio com um dos astronautas da Estação Espacial Internacional.

David Saint-Jacques, 49 anos, da Agência Espacial Canadiana, engenheiro físico e médico, vai responder a 20 perguntas de 20 alunos durante 10 minutos.


A Estação Espacial Internacional completa uma órbita inteira à volta da Terra em cerca de 90 minutos e será no momento em que passa por cima de Portugal que a comunicação decorrerá. As questões já foram seleccionadas, vão ser colocadas em inglês e vão desde o perfil do astronauta, passando por conselhos até às curiosidades relacionadas com o dia-a-dia da vida no espaço.

A comunicação será feita através da ajuda da Rede de Emissores Portugueses.

A jornalista Beatriz Lopes foi tentar perceber como se está a preparar esta autêntica viagem e mostra que tal como o céu a curiosidade dos alunos não tem limite.

Sandra Gago professora de Inglês será a orientadora na lingua entre alunos e astronautas.

Falar com astronautas em tempo real uma iniciativa que faz parte do programa ARISS que tem inspirado alunos de todo o mundo a seguirem carreiras em ciência, tecnologia, engenharia ou matemática.

A informação mais vista

+ Em Foco

Um "cemitério de dinossauros" descoberto na Argentina, com 220 milhões de anos apresenta fósseis de uma dúzia de animais.

    Um dia que ficará para a história. O dia em que um dos monumentos mais emblemáticos do Mundo foi apanhado pelo fogo.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.