Facebook. Falha expõe fotos de quase sete milhões de utilizadores

por RTP
Foram cerca de 1.500 as aplicações a ter acesso às fotografias dos utilizadores Valentin Flauraud - Reuters

O Facebook revelou esta sexta-feira que uma falha de software permitiu que aplicações de terceiros tivessem acesso às fotografias de 6,8 milhões de utilizadores.

“Quando alguém dá permissão a uma aplicação para que esta possa aceder às suas fotografias no Facebook, normalmente apenas permitimos o acesso às fotografias que as pessoas partilham nas suas cronologias”, explicou Tomer Bar, engenheiro de software desta rede social.Foram cerca de 1.500 as aplicações a ter acesso às fotografias dos utilizadores.

“Neste caso, o erro deu permissão às aplicações para que acedessem a outras fotografias”, nomeadamente aquelas que os utilizadores partilham em modo privado ou cujo upload começou a ser feito mas não chegou a ser concluído.

“Lamentamos que isto tenha acontecido”, declarou Bar. “Na próxima semana iremos lançar ferramentas destinadas aos criadores de aplicações, de modo a que estes possam determinar que pessoas podem ser afetadas por este tipo de falhas ao utilizarem as suas apps”.

“Trabalharemos com esses criadores para apagar as fotografias dos utilizadores afetados”, garantiu, acrescentando que as pessoas que foram alvo deste erro receberão um alerta através do Facebook.

Este erro ocorreu durante um período de 12 dias, entre 13 e 25 de setembro, e veio na sequência de outros incidentes após os quais a rede social de Zuckerberg foi acusada de ter falhado na proteção dos dados pessoais dos utilizadores.
Tópicos
pub