Facebook implementa alerta contra notícias falsas

por Jorge Almeida - RTP
Dado Ruvic - Reuters

A rede social de Mark Zuckerberg iniciou parcerias com verificadores independentes para impedir a propagação de notícias falsas. Tudo em nome da transparência e da verdade.

Uma nova mensagem avisa os utilizadores com a frase disputed by multiple fact-checkers (contestado por múltiplos verificadores de factos) quando o conteúdo de um post estiver a ser analisado.

O Facebook anunciou em dezembro de 2016 que iria começar a sinalizar notícias falsas com a ajuda de cinco verificadores independentes: ABC News, Associated Press, FactCheck, Politifact e Snopes.



A primeira vez que a mensagem de alerta surgiu foi no passado dia 17 de março, quando foi publicada uma história que falsamente dizia que centenas de milhares de irlandeses haviam viajado para os Estados Unidos como escravos.

A história intitulada “O tráfico irlandês de escravos – Os escravos que o tempo esqueceu” foi publicada pelo blog de entretenimento Rhode Island Newport Buzz e foi amplamente partilhada.

Se muitos utilizadores do Facebook reportarem uma história como falsa, ela passa imediatamente para os denominados verificadores que utilizam o código Poynter, que promove a excelência, o não partidarismo e a verificação transparente como deve ser realizada no jornalismo.

Optar por ignorar o aviso e clicar em “publicar” abre um pop-up que indica que a informação está a ser verificada. Se o utilizador insistir em post anyway, o link é publicado mas vai acompanhado por uma mensagem como disputed by Snopes.com and Associated Press.

A preocupação com os impactos de notícias falsas implantadas no Facebook aumentou consideravelmente depois das últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, declarou guerra às notícias falsas. Foto: Stephen Lam - Reuters

O fundador da rede social, Mark Zuckerberg, deu instruções para que a plataforma estivesse atenta a conteúdos falsos e para combater a sua propagação.

“Somos um novo tipo de plataforma para o discurso público e isso significa que temos um novo tipo de responsabilidade para permitir que as pessoas tenham conversas importantes num espaço onde podem ser informadas”, escreveu Zuckerberg.
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