Google aposta em Lisboa para promover sistema Android

por Nuno Patrício, Sara Piteira - RTP
Foto: RTP

Estamos crescentemente enraizados no mundo tecnológico. Ter acesso a um computador, em casa ou no trabalho, é cada vez mais normal e a sua utilização faz parte da rotina. Nos últimos anos, Portugal tem acompanhado esta evolução com uma séria aposta - nos domínios empresarial e governamental.

Adotar mecanismos facilitadores é um objetivo primordial de muitas empresas, sempre com o objetivo de chegar mais perto do cliente.

Atentas ao empreendedorismo nas áreas da tecnologia estão as empresas motrizes como a Google, que aproveitam as potencialidades de países como Portugal. Foi a busca de oportunidades personificadas em startups portuguesas que serviu de base ao Android Innovation Day.O Android surgiu em 2007 como plataforma de código aberto. Quase dez anos depois, existem cerca de 25 mil equipamentos, de várias marcas que se servem da plataforma.

Promovido pela Google, o evento pretendeu ser uma mostra do que de melhor se faz por cá utilizando a plataforma Android.

Um exemplo é a Mesh app. Fundada em Portugal em 2013, visa a Incubação de Empresas da Universidade de Aveiro e conta com o apoio do Building Global Innovators, com escritórios em Lisboa e Boston.

Outra destas empresas é a MimicryGames, dedicada ao desenvolvimento de videojogos e experiências para realidade virtual. Fundada por Thomas Papa em 2012, na Holanda, abriu um sucursal de desenvolvimento em Coimbra.

Estas empresas inovadoras, com capital humano e tecnológico nacional, explicaram as suas operações à RTP.

Uma aposta de futuro
Presente neste evento esteve o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que referiu que nos próximos quatro anos, ao abrigo do programa Indústria 4.0, o Governo português vai alocar verbas superiores a mil milhões de euros para apoiar a digitalização da economia portuguesa.Rival de outros sistemas, como iOS e Windows phone, o sistema Android já apresenta mais de um milhão de aplicações disponíveis. Desde a sua criação, gerou mais de 1,2 milhões de empregos na Europa.

"Neste momento há dezenas de negociações com empresas neste setor para vir para Portugal. Nesta área nos somos muito bons. Está provado e podemos ser lideres no mundo".

João Vasconcelos explica que este investimento não está dissociado do compromisso de ensino.

"Quando estamos a falar de tecnologia, robótica, máquinas, inteligência artificial e realidade virtual, a coisa mais importante nisto tudo não é a tecnologia. A coisa mais importante são pessoas".

"Nós temos que ter formação no Ensino Secundário, ensino profissional, para desempregados, nestas áreas, formação no Ensino Superior, mas o mais importante é a formação para ativos e para as várias gerações que não tiveram contacto com as tecnologias", explica João Vasconcelos.

"Na estratégia da Indústria 4.0, as pessoas e a formação são o ponto fundamental", insiste o governante.
Google vê Portugal como ponto de partida
Uma década é o período temporal que Nicklas Lundblad, responsável da Google para as relações institucionais na Europa, acredita ser necessário para que todo o mundo esteja ligado pela Internet.

Portugal, assinala este vice-presidente da multinacional norte-americana, "está num ponto interessante".

"Se olharmos especificamente para Lisboa, ela encontra-se classificada como a quinta melhor cidade para se começar. E é um local brilhante para se começar. E penso que Portugal se está a desenvolver muito depressa".

Android Innovation Day
A Google escolheu Portugal como um dos pontos de passagem para divulgar uma das ferramentas mais utilizadas pela empresa, o sistema Android.

A divulgação decorreu no dia 29 de novembro na LX Factory, em Lisboa, onde vários empreendedores e empresas interessados ou ligados ao sistema tiveram a oportunidade de se mostrar e ficar a conhecer as novas potencialidades.

Em conversa com a RTP, Nicklas Lundblad explicou que a iniciativa Android Innovation Day é uma oportunidade para refletir sobre o atual estado do sistema Android face à origem, há uma década - uma aposta da Google que consiste em criar um ecossistema livre para programadores, fabricantes e operadores.

Para Lundblad, "todos juntos", através desde sistema, "podem inovar, criar valor para a economia e também bastantes posto de trabalho".

O vice-presidente da Google acredita que sistemas como este podem ser, no futuro, poderosos motores económicos para a Europa.
Tópicos
pub