Hackers planeavam atacar bancos russos

por RTP
Gleb Garanich - Reuters

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) anunciou num relatório divulgado esta sexta-feira que “serviços de inteligência estrangeiros” preparavam um ciberataque aos bancos do país para dia 5 de dezembro. O objetivo dos hackers seria desestabilizar o sistema financeiro russo.

Segundo o FSB, os piratas informáticos planeavam utilizar os servidores da empresa ucraniana de equipamentos informáticos BlazingFast, localizada na Holanda. A agência não revelou, no entanto, qual o país responsável pelo ataque evitado.
Caso os hackers não tivessem sido impedidos, as ações planeadas teriam causado um impacto negativo na reputação dos bancos.
Anton Onoprichuk, diretor da empresa que aluga espaço nos seus servidores, já afirmou não ter conhecimento de qualquer ataque. Ao website norte-americano CNNMoney contou que a BlazingFast “não encontrou dados maliciosos” no sistema.

“Temos muitos clientes e ninguém consegue provar que eles tenham feito algo de errado”, acrescentou.

O FSB afirmou que os hackers planeavam ainda fazer circular notícias falsas sobre bancos russos, enviar mensagens de texto em massa e divulgar informações à imprensa com o objetivo de fazer questionar a estabilidade financeira do país.
Prejuízo de milhões
O relatório revela ainda que, no início do ano, as contas do banco central da Rússia foram invadidas numa tentativa de roubar cerca de 42 milhões de euros. Os hackers conseguiram entrar no sistema do banco ao fingir as credenciais de um cliente.

O banco central apenas conseguiu recuperar aproximadamente 24 milhões de euros e não foi capaz de descobrir a identidade dos piratas informáticos.

A Rússia tem estado alerta para eventuais atentados informáticos desde que várias entidades norte-americanas acusaram o Kremlin de estar envolvido em ciberataques ao correio eletrónico do partido democrata durante as eleições presidenciais.
Tópicos
pub