Mais de mil milhões de contas da Yahoo violadas em 2013

por RTP
A empresa norte-americana admitiu que ainda não foi possível identificar o autor do ataque Dado Ruvic - Reuters

A Yahoo sofreu há três anos o maior ataque cibernético do mundo, confirma agora a empresa. A ação terá visado informações pessoais em mais de mil milhões de contas de utilizadores. Ainda não foi possível identificar responsáveis.

Em comunicado à imprensa, a Yahoo explicou que foram violadas, neste ataque, mais de mil milhões de contas, tendo em vista a obtenção de informações pessoais.

De entre os dados acedidos enumeram-se nomes de utilizadores, correios eletrónicos, números de telefone e passwords. Crê-se que a operação terá ocorrido em agosto de 2013.

A empresa norte-americana admitiu que ainda não foi possível identificar o autor do ataque, referindo-se ao mesmo como “terceira identidade não autorizada”.

O gigante tecnológico recomendou aos utilizadores que avaliem qualquer tipo de atividade suspeita.
Contrato suspenso
Este golpe à Yahoo não foi um acontecimento isolado. Em setembro a empresa denunciou uma outra violação de dados, executada em 2014. Acredita-se que terá contado com a cobertura de um governo estrangeiro.

A operação incidiu sobre informações privadas de 500 milhões de utilizadores, levantando sérias questões sobre o nível de segurança do site.

Dois meses antes, a Verizon Wireless, uma das maiores companhias de telecomunicações dos Estados Unidos, tinha proposto a compra do portal de internet por 4,8 mil milhões de dólares. No entanto, as negociações foram suspensas até serem apresentadas as conclusões da averiguação sobre os dois ataques cibernéticos.

“Como dissemos, avaliaremos a situação enquanto o Yahoo continua a sua investigação. Vamos rever o impacto deste novo desenvolvimento antes de tomar qualquer decisão", afirmou o porta-voz da Verizon.
Tópicos
pub