Portugal põe os Açores na linha da frente das indústrias do espaço

por Andrea Neves - Correspondente da Antena 1 em Bruxelas

Portugal quer estar na linha da frente das indústrias do espaço na Europa e apresenta a Ilha de Santa Maria, nos Açores, como o local indicado para a instalação de um porto espacial de lançamento de micro-satélites.

É um programa estruturado em cooperação internacional com a Agência Europeia para o Espaço e que o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apresentou hoje aos parceiros europeus em Bruxelas.

O objetivo é posicionar Portugal, em cooperação europeia, na linha da frente do futuro das indústrias do espaço na Europa, indústrias que têm sido essencialmente desenvolvidas por empresas norte americanas e com recursos a tecnologias de origem chinesa.

Manuel Heitor diz que é “oportunidade única para a Europa se posicionar naquilo que é a observação da terra e no desenvolvimento de pequenos satélites. Para isso não há nenhum porto espacial para satélites de pequena dimensão na Europa. Tivemos várias empresas alemãs, italianas, e espanholas a colaborar com empresas portuguesas a fazer os estudos necessários para validar a posição estratégica da ilha de Santa Maria, nos Açores” local para o qual o executivo pretende canalizar os investimentos nesta área.
Posição estratégica da Ilha de Santa Maria

Manuel Heitor diz qua a natureza calcária da ilha foi decisiva na escolha do local, para a qual também contribuiu o facto de em Santa Maria existirem vários locais que permitem lançamentos verticais, essenciais neste tipo de pequenos satélites, “mas também lançamentos horizontais, com recurso aviões, uma vez que tem um grande aeroporto”. O estudo do centro de estudos espaciais da universidade do Texas, em Austin, e os 4 estudos da Agência Espacial Europeia apontaram para a localização preferencial da ilha comparativamente a outros locais da Europa.
Captar investimentos e criar empregos nos Açores

O programa, hoje apresentado em Bruxelas pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, pretende captar investimentos estrangeiros e criar empregos nos Açores.

Para isso o ministro português deixou um convite às empresas europeias para apresentem projectos na área dos novos sistemas lançadores que devem ser apresentados até ao final de Outubro. Manuel Heitor diz que o governo está a trabalhar com “um comité internacional, composto por peritos europeus e norte americanos para avaliar e selecionar as candidaturas.”

O governo quer que a partir de 2021 se possam lançar em território europeu, a partir dos Açores, pequenos satélites para o espaço.

São sistemas de baixo custo e de reduzido impacto ambiental que podem permitir a melhor observação da terra em áreas tão diferentes como a agricultura, a saúde, o desenvolvimento urbano ou a optmização das pescas.

O projecto será apresentado formalmente dia 2 de outubro em Bremen, na Alemanha, no congresso mundial de astronáutica.
pub