Será o táxi voador o futuro dos transportes?

por RTP
O design do veículo é composto por 18 hélices na parte superior, pelo que a imagem do protótipo se assemelha a um drone Reuters - Kai Pfaffenbach

Foi esta semana que o Dubai exibiu um protótipo de táxi voador sem piloto. O projeto foi concebido para aplicar no futuro e transportar duas pessoas. Quem esteve no primeiro teste ao volocopter foi o príncipe herdeiro do Dubai, Hamdan bin Mohammed.

O volocopter está a ser testado como meio de transporte autónomo, dando a possibilidade ao utilizador de o chamar através de uma aplicação no smartphone. O objetivo será que o táxi voador consiga fornecer viagens até 30 minutos, a uma velocidade máxima de 100 quilómetros por hora.Durante o teste, o volocopter subiu sem passageiros a 200 metros do solo, durante cinco minutos.


De maneira a garantir a segurança de quem utiliza o táxi voador, cada volocopter transportará baterias suplentes e paraquedas.

A mecânica do veículo inclui 18 hélices na parte superior, pelo que o protótipo se assemelha a um drone.

Esta não é a primeira vez que o "táxi" de hélices voa no Dubai. Em março de 2016, o cofundador e chefe do centro de inovação Alexander Zosel realizou uma viagem com o volocopter durante alguns minutos.

Na altura referiu que o equipamento “converteu de imediato cada movimento que ele fez com o centro de comandos”. Depois de levantar voo, Alexander Zosel retirou as mãos do centro de comandos e deixou-se levar.
“Não ter asas é um pequeno detalhe”

A empresa alemã Volocopter explica na página online que “a necessidade para mobilidade individual continuará a aumentar a uma grande velocidade no futuro”.



Para a empresa, este é um desafio social que requer novas perspetivas, pois a vida atual é marcada por “congestionamentos, emissões e valores altos de infraestruturas que estão a levar a cidade ao limite”.

Relativamente às características, a empresa destaca que o táxi voador é seguro, amigo do ambiente por ser totalmente elétrico e evita a confusão diária, referindo que “é o meio de transporte mais contemporâneo das cidades mundialmente”.A empresa está convicta de ter em mãos o futuro dos meios de transporte.


A empresa explica ainda que este táxi aéreo é mais barato do que os meios convencionais aéreos.

O real impacto do volocopter no mercado é, por agora, desconhecido. Ainda assim, a empresa prevê que este táxi voador possa ser produzido em larga escala, entrando nos mercados do desporto aéreo e dos táxis aéreos.

Quanto à concorrência, existem outras empresas a trabalhar num protótipo do género. No entanto, a Volocopter conta com a vantagem de no ano passado ter realizado um teste inicial com piloto.

Se tudo correr bem, a Volocopter colocará o táxi aéreo disponível no Dubai dentro de cinco anos.

“Para aqueles que estão determinados a voar, não ter asas é apenas um pequeno detalhe” - é este o mote da empresa.
Tópicos
pub