Programas tv

O Universo Kukai

O Universo Kukai

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário que que acompanha o artista japonês Senju Hiroshi no grande desafio de criar obras de arte para o histórico Templo Kongobuji no Monte Koya

O Templo Kongobuji no Monte Koya tem uma história de 1200 anos. Nas duas salas de maior prestígio, vão pela primeira vez ser pintados quadros nos fusuma ou portas de correr de papel japonesas que ficaram em branco. O que deve ser desenhado neste lugar sagrado? O documentário acompanha o artista japonês Senju Hiroshi no maior desafio da sua vida, criar obras de arte para este lugar histórico. Senju usa todas as técnicas e busca uma nova forma de expressão.

O Monte Koya está localizado a cerca de 50 quilómetros a sudoeste de Osaka. Cercado por montanhas, situa-se a uma altitude de 1000 metros. Um monge chamado Kukai fundou o Templo Kongobuji no ano 816 d.C.. Este é um mundo separado, um lugar onde os monges treinam a mente e o corpo e se concentram na busca da verdade do tempo e do espaço. No centro do templo encontra-se o salão principal. As pinturas exibidas são de figuras famosas da história da arte japonesa. A maioria dos tesouros nacionais japoneses que podemos ver hoje encontram-se nos templos budistas.
Em 2015, o Templo Kongobuji completou 1200 anos. Celebrando a data, vão ser desenhadas pela primeira vez pinturas nas portas de correr do salão principal e a tarefa é confiada ao artista japonês Senju Hiroshi.

Ficha Técnica

Título Original
The Universe Of Kukai - Senju Hiroshi Paints The History
Realização
Yoshiki Kamegawa
Produção
Office Amano, NHK