Programas tv

Too Much Johnson

Too Much Johnson

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Filme inacabado de Orson Welles, uma elaborada farsa de troca de identidade

Fazendo-se passar pelo rico Joseph Johnson, Augustus Billings envolve-se num romance com Clairette. Um dia, o marido descobre o caso e, com a foto de Augustus, parte em busca do amante da mulher. A perseguição leva-o ao verdadeiro Joseph Johnson, que não faz a menor ideia do que está a acontecer e não gosta de ser falsamente acusado.
Segunda incursão de Orson Welles no cinema, depois da curta "The Hearts of Age" (1934), "Too Much Johnson" foi realizado três anos antes de "Citizen Kane" e nunca chegou a ser apresentado em público durante a vida do autor. Considerado perdido quando a única cópia disponível se pensou ter desaparecido em agosto de 1970, num incêndio na casa de Orson Welles em Madrid, por um estranho milagre, a cópia foi encontrada em 2008 nuns armazéns em Pordenone, Itália. A cópia, restaurada, foi exibida pela primeira vez em 2013 no Festival de Cinema Mudo de Pordenone.
Rodado em 1938, o filme mudo seria o prólogo da peça teatral homónima de William Gillette, que Orson Welles e o seu grupo, o Mercury Theatre de Nova Iorque, estavam a produzir. A edição das imagens nunca foi concluída e a obra acabou por não integrar a apresentação teatral. Como tantos outros filmes inacabados de Orson Welles, "Too Much Johnson" é antes de mais um esboço, mas nem por isso menos precioso.

Ficha Técnica

Título Original
Too Much Johnson
Intérpretes
Joseph Cotten, Virginia Nicolson, Edgar Barrier, Arlene Francis, Ruth Ford, Mary Wickes, Eustace Wyatt, Guy Kingsley Poynter, George Duthie, Orson Welles
Realização
Orson Welles
Produção
Mercury Theater
Autoria
Argumento: William Gillette, Orson Welles
Ano
1938
Duração
67 minutos