Ouvir
Em Direto

25 anos da RTP África celebrados com estreias e em festa

25 anos da RTP África celebrados com estreias e em festa


2023 será um ano especial para a RTP África que celebra 25 anos de emissões em janeiro. Um quarto de século marcado por momentos históricos, mas também por muitos desafios superados para projetar no mundo as culturas lusófonas.

Esse objetivo cumpre-se desde sempre através de conteúdos próprios, relevantes e de estreita proximidade. E é precisamente a nível de programação que estão preparadas grandes surpresas para assinalar os 25 anos da RTP África.

No dia de aniversário, a 7 de janeiro, a RTP África estreia o documentário Repórteres de África, um trabalho que assinala os 25 anos de informação no canal público. Trata-se de uma viagem pelos acontecimentos marcantes do continente africano, mostrando quem fez e quem faz a Informação todos os dias. Ainda nesse dia será transmitido um espetáculo musical com grandes nomes da nova geração de artistas dos PALOP, a partir da cidade da Praia, em Cabo Verde.

Ao longo do ano teremos novos programas na RTP África. Em breve estreia uma série documental sobre a história do Cinema em Moçambique e um outro programa sobre o Turismo e a Cultura em Angola. Destaque também para um trabalho inédito da redação de Informação a propósito dos 50 anos do assassinato do líder histórico Amílcar Cabral.

Ainda no âmbito dos 25 anos da RTP África estão programadas várias iniciativas em 2023 junto do público como a inauguração de exposições de artes plásticas, concertos intimistas e mostras de gastronomia.