Ouvir
Em Direto

Parabéns Cesária Évora!

A Embaixadora da morna e Diva dos pés descalços faria 78 anos.

Parabéns Cesária Évora!


Parabéns Cesária Évora!

A Embaixadora da Morna e Diva dos pés descalços faria 78 anos. Nascida no Mindelo, em São Vicente, Cabo Verde, começou a cantar em navios de cruzeiro portugueses durante os anos 60.

O seu pai, Justino da Cruz Évora, era músico, morreu quando Cesária tinha sete anos. A mãe, Dona Joana, incapaz de sustentar os seis filhos após a morte do marido, viu-se obrigada a colocar Cesária num orfanato.

Foi lá, com 16 anos, que uma amiga a incentivou a cantar numa taverna de marinheiros. Recebeu a alcunha de "Diva dos pés descalços", por cantar descalça. 

Nos anos 60 começou a cantar em navios de cruzeiro portugueses. Em 1985 foi para Portugal, depois de receber um convite do cantor cabo-verdiano, Adriano Gonçalves, conhecido pelo seu nome artístico Bana.

O seu quinto álbum intitulado "Cesária" foi lançado a 18 de julho de 1995, e trouxe-lhe muito reconhecimento e sucesso a nível internacional. O álbum "Voz d'Amor" foi galardoado com um Grammy na categoria "World Music" em 2003. 

Cesária foi a primeira artista de Cabo Verde e da África Ocidental a alcançar o Top 10 da Polónia e o nº2 na tabela dos álbuns da "Billboard 200 World".

Foi premiada pela última vez em 2010, no Kora All African Music Awards, onde ganhou o prémio "Mérito do Júri", pela segunda vez. 

A Diva dos pés descalços morreu aos 70 anos, no dia 17 de dezembro de 2011, por insuficiência respiratória e hipertensão.

Editou mais de 35 discos, originais, ao vivo e com outros artistas. 💿