Ouvir
Consultório Juridíco
Em Direto
Consultório Juridíco Com o jurista Adriano Malalane

Peça "Incêndios" na Culturgest em Lisboa com o apoio da RDP África

Peça Incêndios na Culturgest em Lisboa com o apoio da RDP África


Incêndios é uma criação do encenador português Victor de Oliveira e dos artistas moçambicanos David Aguacheiro, Nandele Maguni e Caldino Perema. Conta com um elenco de dez atores moçambicanos, entre os quais Ana Magaia, uma das mais conceituadas atrizes do país. Coproduzido pela Culturgest, a peça foi criada em Maputo, onde estreou em agosto de 2019.

Incêndios começa com a morte de Nawal que, em testamento, pede aos seus filhos gémeos Joana e Simão para procurarem o pai e o irmão, que nunca conheceram. A peça segue-os na busca de uma verdade terrível, escondida num passado marcado pela guerra civil, no país longínquo de onde fugiu a sua mãe.

Nascido em Maputo durante a guerra da independência, Victor de Oliveira veio com os pais para Portugal, onde estudou teatro com Luís Miguel Cintra, João Brites e Fernanda Lapa. Radicou-se em Paris sem nunca perder a relação com os países que o formaram. Esteve várias vezes em Maputo, dando aulas e apresentando trabalhos. Na Culturgest encenou Final do Amor, de Pascal Rambert. Incêndios é o duplo retorno de Victor de Oliveira a Maputo e a Lisboa.