Ouvir
Musica sem Espinhas
Em Direto
Musica sem Espinhas Com Nuno Sardinha.

Tonecas Prazeres e a sua banda

Dia 25 de outubro, às 21h, na UCCLA.

Tonecas Prazeres e a sua banda


Tonecas Prazeres … da ilha do Príncipe para o mundo!

Cantor, compositor, interprete e guitarrista nasceu na Ilha do Príncipe em Maio de 1963, tendo vivido a sua infância entre S. Tomé e Príncipe e Angola. Oriundo de uma família onde a música se fez sempre presente, aos 16 anos iniciou a sua carreira musical cantando e tocando (guitarra) no grupo de jovens “Canucos das Ilhas Verdes”, com Kalú Mendes e Vizinho, sob a orientação do maestro Felício Mendes.

Em 1984 vem para Lisboa para estudar Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, curso que não chegou a concluir, pois a música falou mais alto… Assumiu em 1990 a sua carreira a solo, com a participação num grande concerto na Aula Magna – Lisboa, ao lado de Rui Veloso e Mariza, com o Projeto Dêxa, de onde surgiu a oportunidade de mostrar a sua música em vários países tais como: Itália, Macau, Angola e Espanha. 

Teve várias participações em projetos musicais com vários artistas da lusofonia e tem representado o seu país em vários concertos em Portugal e no estrangeiro. O ritmo frenético da sua guitarra e a força da sua voz conferem aos seus espetáculos, uma empatia contagiante com o público e uma sonoridade convidativa para a dança. Dos seus trabalhos de originais, destacam-se os temas: Sant City e Fia Ibiba (estilo dexa) que define o seu perfil musical e o projeto que tem desenvolvido de promoção e divulgação da música sãotomense.

Após 25 anos de carreira, Tonecas Prazeres lança em 2015 o seu último trabalho discográfico, Abraçando o desafio de trazer para a atualidade a música étnica de São Tomé e Príncipe (socopé, ússua, dexa, bula-uê, puita e rumba) com outras influências musicais que teve ao longo da sua carreira, tais como o jazz, reggae, salsa, blues entre outros; bem como a reedição de músicas de grandes compositores do repertório são-tomense dos anos 60, 70 e 80.